Início Geral Jardim Botânico de Porto Alegre entre os principais do país

Jardim Botânico de Porto Alegre entre os principais do país

Sérgio Bavaresco

Como reconhecimento pela qualidade no trabalho de conservação da flora, educação ambiental e pesquisa, o Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica acaba de ser enquadrado na Categoria ‘A’ pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos. Com a classificação, o Jardim Botânico, que fica localizado em Porto Alegre, chega ao patamar dos principais do Brasil. Ele passa a figurar entre os quatro mais importantes do país com esta classificação – ficando ao lado do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Segundo a Resolução nº 339, de 3 de novembro de 2003, do Ministério do Meio Ambiente, os jardins botânicos podem ser classificados em três categorias denominadas ‘A’, ‘B’ e ‘C’. Para a definição, são observados critérios técnicos que levarão em conta sua infraestrutura, qualificação do corpo técnico e de pesquisadores, objetivos, localização e especialização operacional.

Atualmente, o Jardim Botânico de Porto Alegre tem aproximadamente 6 mil exemplares separados em 18 coleções do arboreto e nove especiais, localizadas em estufas e vasos. As coleções são principalmente de espécies raras e nativas do Rio Grande do Sul, e algumas que só ocorrem no estado. Em conjunto com o Museu de Ciências naturais, o órgão atua conjuntamente na coordenação da elaboração da Lista Oficial de Espécies Ameaçadas do RS.

Com uma área total de 39 hectares, o parque vende mudas, no setor de viveiro. No local, podem ser compradas espécies de mudas nativas do Rio Grande do Sul (frutíferas e ornamentais) e medicinais, produzidas no próprio banco de sementes do Jardim Botânico. O parque promove atividades educativas e culturais voltadas à conscientização da flora nativa e da biodiversidade.

De acordo com dados de 2012 da Rede Internacional de Jardins Botânicos (Botanic Gardens Conservation International – BGCI), estima-se que existam, hoje, cerca de três mil jardins botânicos e arboretos distribuídos em 180 países. São instituições que cultivam, coletivamente, mais de cem mil espécies de plantas, representando quase um terço de todas as plantas conhecidas no mundo. Pesquisadores definem os jardins botânicos como instituições que guardam coleções documentadas de plantas vivas, visando à pesquisa científica, à conservação, à exposição e à educação.

SERVIÇO
Horário de funcionamento:
de terças a domingos, das 8h às 17h;
Ingressos: Para entrar no Jardim Botânico é preciso adquirir um ingresso na entrada. Os valores são de R$ 5,00, para adultos, e R$ 2,50, para estudantes e idosos. Crianças menores de 10 anos são isentas.

Fonte: Site do Governo do Estado