Início Religião Jesus diz: "Quem beber da água que eu lhe der nunca mais...

Jesus diz: "Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede"

P. Jair Nativo Scheer Quinot

A Quaresma, este tempo celebrativo da Igreja cristã que antecede a Páscoa, é uma época especial e muito importante para meditarmos e compararmos nossa vida com a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Na Quaresma somos também convidados a intensificarmos a prática de nossa fé, com o objetivo de sermos pessoas melhores aos olhos de Deus e também proporcionarmos o bem para os demais. E para que possamos assim proceder, convém que alteremos nossa rotina: precisamos diminuir a corrida diária e a agitação, pois só assim ouviremos e meditaremos com atenção na Palavra de Deus.
Precisamos disso? Sim! O ser humano está sempre em busca de respostas, principalmente para as perguntas inquietantes que se referem ao sentido de sua existência. Além da busca diária pela satisfação de nosso físico, buscamos também ansiosamente saciar a nossa sede (ou fome) de sentido, nossa sede (ou fome) espiritual. E é aí que o tempo de quaresma recebe sua importância, justamente por convidar a dedicarmos especial tempo para a reflexão pessoal, a avaliação da vida, e a busca por sentido.
Precisamos recorrer à fonte que nos dê orientação / direção para a vida! Um sentido que faz a vida valer a pena! A questão é: Onde encontrar tal sentido?  Onde é que a minha vida ganha algum valor?! Onde é que eu sou aceito? Estas perguntas, dentro de nós, são como uma sede que precisamos saciar! Mas onde encontro a fonte para saciar essa minha sede?
Por causa desta sede de orientação / direção / sentido milhares e milhares de propostas religiosas / filosóficas / políticas / ideológicas têm surgido e ainda vêm surgindo. E, muitas vezes, não se contentando com uma única resposta, o ser humano busca saciar sua sede nas mais diferentes fontes. Mas nós queremos voltar nossa atenção à palavra de Deus e ela no Evangelho de João 4.5-26 nos relata que Jesus – que vê além das aparências, pois vê também o que se passa no íntimo das pessoas – se oferece para saciar definitivamente a sede de sentido, de esperança e de amor – enfim, a sede de vida.
Neste tempo de Quaresma mais uma vez Jesus nos convida a buscarmos nele a água da vida; a depositarmos aos seus pés aquilo que nos aflige e machuca; nossos erros, nossas frustrações. Ele quer saciar a nossa sede, ele quer nos fortalecer e preencher nossa vida de sentido. E, uma vez saciados, com certeza apontaremos para os sedentos a fonte de água viva.
Que Jesus, em sua graça, nos fortaleça na fé e sacie a nossa sede de vida. E que o Espírito Santo abra nossos lábios para darmos testemunho de sua misericórdia e bondade. Amém.

Cultos:
24.02: 19h30 – Vila Nova, SC; 25.02: 20hs – Linha Santa Cruz, SC (na Residência de Ernani e Asilda Noy); 26.02: 9hs – Ap. Pedro, SC; 9h30 – Centro.