LUANA CIECELSKI
[email protected]
Um dos destaques da 33ª edição da Oktoberfest têm sido os jogos germânicos. Dentro da programação, há oficinas relacionadas a eles, torneios de Eisstocksport, e há também as Olimpíadas Rurais, que também têm modalidades de jogos germânicos. Todos os dias, quem circula pelo parque pode ver de perto e até participar das brincadeiras. De quebra leva pra casa um pouquinho mais de conhecimento sobre a cultura dos colonizadores da região.
São diversas as modalidades que se pode encontrar pelo parque da Oktoberfest. As mais vistas, porém, são o bolão de mesa que está instalado junto ao Espaço Afubra e a Corrida de Tamancos, que tem sessões itinerantes pelos estandes e praças de alimentação. Outras modalidades (confira no quadro quais são elas) estão no Centro Cultural 25 de Julho e podem ser vistas sempre que o tempo não estiver chuvoso.
Para a Coordenadora de Jogos Germânicos, Celi Durante, o destaque dado aos jogos na programação desse ano tem como principal objetivo a aproximação entre os visitantes e a cultura. “Os jogos eram a principal forma de diversão que os povos germânicos tinham antigamente e isso veio para o Brasil com os colonizadores”, aponta. E para facilitar essa aproximação, ao invés de pequenas competições, são realizadas pequenas oficinas na 33ª Oktoberfest. “Assim não precisamos anotar a pontuação e as pessoas se divertem mais, se interessam mais, procuram saber o porquê dos jogos”, aponta.
Dessa forma, as oficinas também atraem muitas crianças, o que justamente um dos objetivos dos organizadores da festa. Através dos pequenos é que a cultura se perpetua e é importante que esse conhecimento sobre a cultura não se perca. “A festa tem que manter esse tipo de atividade para que as pessoas, e especialmente as crianças tomem conhecimento desse tipo de atividade e possam ver como que era”, comenta.
Aproximar as pessoas da cultura e atrair as crianças também é o objetivo da Coordenação Executiva da Oktoberfest e da Secretaria Municipal de Esportes, com a Olimpíada Rural, conforme aponta o Secretário Henrique Hermany. Nessa edição as etapas classificatórias da atividade foram realizadas no interior do município, justamente com o objetivo de integrar as comunidades à cultura e à festa. E as etapas finais, que estão acontecendo dentro da programação da festa, nessa edição estão sendo realizadas junto às praças de alimentação, também com o objetivo de levar os jogos até as pessoas. “Assim as pessoas poder ver mais de perto, interagir, e o evento fica mais participativo, diferentemente de outros anos, quando ele era realizado dentro do Poliesportivo”, comentou.
Ele também aponta que esses jogos podem servir como fonte de inspiração para as pessoas e especialmente para as crianças. “Os jogos germânicos e as Olimpíadas Rurais podem mostrar que existem outras forma bem bacanas de se divertir. Que não é só o celular e as tecnologias”, apontou. “Antigamente as pessoas se divertiam com coisas bem simples, e a gente tem que resgatar isso”, finalizou. E Celi concorda. “São jogos simples, sem custo, que ocupam a cabeça, que divertem muito e que desligam um pouco as pessoas e as crianças das tecnologias. É algo bem diferente”, aponta.
E o melhor de tudo é que os jogos ainda podem ser conferidos. Nesse fim de semana, quem for até o parque ainda poderá procurar pelas atividades. No domingo, também será possível conferir a grande final da Olimpíada Rural. A atividade está prevista para acontecer a partir das 16 horas, entre as praças de alimentação. Serão disputadas as modalidades bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de carrinho de mão, corrida de saco, serra de lenha e troca de roda de carroça.
OS JOGOS GERMÂNICOS
Corona
Jogo oriundo da Finlândia é praticado sobre uma mesa em rampa com oito bolas de madeira. O objetivo é fazer com que a bola encontre a “casa” de maior valor. Pode ser jogado entre duas equipes de quatro, três ou duas pessoas, entre dois ou individualmente. Sobre a mesa há vários valores onde a bola poderá parar e somar então os pontos do jogo.
Eisstockschiesen
É um esporte que lembra a bocha. Sua origem é bastante antiga. Surgiu entre os pastores que para passar o tempo jogavam com um pedaço de madeira (o stock) sobre os lagos congelados. Atualmente, ele é mais comumente jogado em uma pista de concreto, com 30 metros de comprimento por três de largura. É bastante popular na região sul da Alemanha, no Estado da Baviera, na Áustria, Suíça e no norte da Itália. Há, inclusive, campeonatos europeus, americanos e mundiais desta modalidade. Pode ser jogado individualmente, individual por equipe e em equipes. No Brasil é praticado desde 2003. Há três sociedades que praticam o Eisstocksport. Uma em Santa Cruz do Sul, uma em Lajeado e uma em Forquetinha.
Holzschuhlauftwette (Corrida de Tamanco)
Competição tradicional na Festa da Alegria, onde dois competidores correm com tamancos amarrados um ao outro. Este tipo de brincadeira requer habilidade do atleta para vencê-la, porque as passadas ficam limitadas pela cordinha que amarra um tamanco ao outro. Se cair ou perder os tamancos deve voltar a linha de partida e recomeçar.
Pendelkegel (Bolão de Bola Presa)
O Bolão de Bola Presa possui modalidades adultas e para crianças. Também é um jogo tradicional na Oktoberfest. O participante arremessa uma bola de madeira suspensa em uma corrente e tenta derrubar o maior número de pinos possível. São nove os pinos dispostos sobre um tabuleiro no chão.
Tischkegel (Bolão de Mesa)
Jogador arremessa bola com auxílio de um taco de madeira de cabeça quadrada que, após um trajeto em curva, derruba os pinos dispostos sobre a mesa. Pode ser praticado por crianças e adultos. São geralmente três tiros onde o atleta tenta derrubar o maior número de pinos de madeira. São nove os pinos dispostos organizadamente em pontos marcados sobre a mesa. É um jogo bastante praticado pelas senhoras que inclusive tem sociedades e fazem disputas entre si como lazer.
Trummzegewette (Serrote Traçador)
Jogo de força e coordenação, que vencem os dois competidores que serrarem um tronco no tempo mínimo pré-definido concorrendo com outras duplas. O jogo exige sintonia entre os jogadores. Um tronco é disposto sobre um cavalete para ser serrado.
*Com informações do Centro Cultural 25 de Julho














