Início Geral Jovens escoteiros participarão do 23º Jamboree no Japão

Jovens escoteiros participarão do 23º Jamboree no Japão

Jéssica Ferreira
[email protected]

Escoteiros santa-cruzenses embarcarão numa viagem de emoções, trocas de culturas e várias atividades, isto é, o grupo enfrentará cerca de 36 horas de viagem para participar do 23° Jamboree Escoteiros Mundial, que ocorrerá de 25 de julho a 9 de agosto em Kirara-hama, Yamaguchi, no Japão. 
Na manhã de ontem, três membros do grupo – que farão parte da Equipe de Serviço -, embarcaram para o Japão, para iniciarem no dia 25 de julho treinamentos para as atividades com os jovens inscritos no Jamboree, porém, já na próxima semana dois jovens embarcarão para as atividades do Jamboree que iniciarão oficialmente no dia 30 de julho. 
O Jamboree é destinado para membros de organizações escoteiras nacionais, registradas na Organização Mundial do Movimento Escoteiro, o encontro ocorre de quatro em quatro anos em diferentes países envolvidos com a organização. O tema para esta edição é “WA: Espírito de União”, que representa a essência do Japão, como a harmonia e a união, e, além disso, representa o próprio Japão. Segundo a presidente do Comitê Organizador do 23° Jamboree Escoteiro Mundial, Mari Nakona, em nota no site oficial (escoteiros.org.br), “Escoteiros de todo o mundo vão discutir ativamente e pensar sobre questões globais como a paz, refletindo sobre suas vidas por meio de várias atividades que serão preparadas para incentivar o seu desenvolvimento pessoal”, declarou.
Dentro do tema há três conceitos importantes que estarão presentes em todos os aspectos do Jamboree, isto é, energia, inovação e harmonia. Segundo Michele Josiane Müller, presidente do Grupo de Escoteiro Santa Cruz 181 – RS, o evento será uma experiência única para os participantes. “É um orgulho ter nossos jovens participando de um evento desta magnitude, as experiências pelas quais irão passar são especiais, e farão a diferença na vida deles enquanto escoteiros, mas principalmente como pessoas. É uma experiência única na vida do jovem, que durante duas semanas poderá aprender coisas novas, vivenciar outras culturas, ensinar, se emocionar, se divertir e compartilhar experiências”, ressaltou. 
O Jamboree Escoteiro Mundial é uma oportunidade dos participantes experimentarem um programa escoteiro de qualidade, baseado na definição, na finalidade, nos princípios e no Método Escoteiro, e também nas necessidades dos jovens. Os participantes se desenvolverão fisicamente, intelectualmente, emocionalmente, socialmente e espiritualmente por meio da experiência de acampar em um ambiente internacional, sempre com o suporte de adultos. Dados atualizados pelo site oficial indicam estimava de 40 mil pessoas envolvidas com o evento. 
De acordo com Giuliani Schwantz, chefe da Tropa Sênior do Grupo Escoteiro Santa Cruz 181 – RS, que já participou de duas edições do Jamboree, e, embarcou na manhã de ontem para o Japão, a expectativa para o evento é em cumprir o cronograma em termos de deslocamentos, locais a serem visitados, voos e viagens de trens. “Esperamos que tudo ocorra conforme o planejamento, sem que haja quaisquer imprevistos. Além disso, esperamos uma viagem cheia de novidades e trocas de culturas, afinal, este é um dos focos do Jamboree – que promove integração cultural”. 
Além de Schwantz, o jovem Thales Eduardo Müller de 16 anos, que viajará na próxima semana para participar das atividades do Jamboree, espera adquirir desta viagem uma experiência muito grande em sua vida. “Penso em tudo que vou encontrar lá, nas amizades que certamente vou fazer com jovens de todas as partes do mundo. Além da troca de cultura, isso vai agregar até mesmo na minha vida profissional”, alegou. Também irá viajar para participar das atividades no Japão, o jovem Muriel Altmann (14 anos). Os jovens Nicholas Jaekel Lopes e Lavínia Wachholz (18 anos) embarcaram com Schwantz, para atuarem na Equipe Internacional de Serviço. 

Jéssica Ferreira

Grupo que participará do 23° Jamboree no Japão tem expectativa positiva para o evento

Encontro com países de língua portuguesa e estande do Brasil

No cronograma do Jamboree está previsto também um Encontro Lusófono – isto é, serão realizadas atividades com jovens de outros países de língua portuguesa. Segundo Michele, as atividades desenvolvidas neste encontro têm como o objetivo criar um espaço de diálogo entre os escoteiros dos países de língua portuguesa, fortalecendo a fraternidade mundial a aproximação entre os povos. “Os jovens que participam deste encontro e cumprirem as atividades propostas conquistarão a Insígnia da Lusofonia, que é um distintivo que tem por objetivo promover a integração e o conhecimento”, explicou.
Em uma das atividades, segundo o cronograma (confira na tabela), os participantes visitarão as cidades de Hiroshima e Nagasaki, que foram bombardeadas pelos Estados Unidos durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial (1945), primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. 

Conheça o cronograma previsto

25 de julho – Dia da chegada dos membros da Equipe Internacional de Serviço
26 de julho – Treinamento da Equipe Internacional de Serviço
27 de julho – Treinamento da Equipe Internacional de Serviço
28 de julho – Dia da chegada dos participantes
29 de julho – Dia da chegada dos participantes (manhã) e cerimônia de abertura
30 de julho a 5 de agosto – Programa Jamboree
6 de agosto – Cerimônia no Memorial da Paz em Hiroshima e Nagasaki
7 de agosto – Cerimônia de encerramento
8 de agosto – Dia de partida dos participantes
9 de agosto – Dia de partida dos membros da Equipe Internacional de Serviço

Local do 23° Jamboree

O 23º Jamboree Escoteiro Mundial será realizado em Kirara-hama, Yamaguchi, Japão. O Japão é uma ilha no oceano Pacífico, onde a bela natureza e modernas cidades coexistem. Yamaguchi é localizada na parte ocidental do Japão, junto ao calmo “Seto Inland Sea”. O 23º Jamboree Escoteiro Mundial será realizado de 28 de julho (terça-feira) a 8 de agosto de 2015 (sábado), porém, os integrantes da Equipe Internacional de Serviço têm datas de entrada e saída diferentes das dos jovens e seus escotistas.
A temperatura média em Yamaguchi em agosto é de 27,9 graus Celsius (mínima de 25,1 graus Celsius e máxima de 30,8 graus Celsius) com precipitação de 4,1 mm por dia. Fica próximo ao Mar Interior de Seto e ventos fortes podem ocorrer.

Divulgação/RJ

Mastro de Bandeiras em Kirara-hama, local onde ocorrerá o 23° Jamboree Escoteiro Mundial