Início Especiais JTI apoia projetos de preservação

JTI apoia projetos de preservação

A Japan Tobacco International (JTI), membro do Grupo de Empresas JapanTobacco (JT) e uma das líderes mundiais de produtos do tabaco, apoia diversas iniciativas socioambientais na Região Sul do Brasil. Neste sentido, destaque para os programas Nossas Comunidades Rurais, Desmatamento Evitado e o Programa de Reflorestamento. Também mantém, em parceria com a OIT e Winrock, o Programa Arise, em Arroio do Tigre, focado no combate ao trabalho infantil, na geração de renda no meio rural e na sustentabilidade.
A JTI é uma das apoiadoras do Programa Desmatamento Evitado, mantido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).  Desenvolvido desde 2003, o Programa é uma iniciativa que visa à conservação dos últimos remanescentes de áreas naturais de ecossistemas ameaçados, como a Floresta com Araucária no Sul do Brasil. Na prática, é um modelo de pagamento de serviços ambientais (PSA), como é o caso da compensação de emissões de carbono das atividades das empresas, mediante a proteção de florestas em sua forma natural.
A área adotada pela JTI em 2011 tem 100 hectares e é parte do Sítio Conquista, localizado no município de Palmeira (PR), a 82 quilômetros de Curitiba. “É uma parceria muito importante porque permite à empresa a oportunidade de minimizar os impactos ambientais causados por suas atividades, por meio da adoção de áreas bem conservadas de florestas com araucária como ferramenta complementar de compensação de emissões de gases de efeito estufa”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart.

REFLORESTAMENTO

A JTI também mantém um Programa de Reflorestamento. No Centro Mundial de Desenvolvimento Agronômico, Extensão e Treinamento (ADET), em Santa Cruz do Sul (RS), são produzidas mudas de espécies nativas, para o desenvolvimento de parcerias com entidades e organizações que mantêm projetos de recuperação de áreas; e também mudas de eucalipto, para atendimento da demanda interna. Também faz parte do programa, a seleção de fornecedores de mudas de eucalipto, como forma de garantir a a qualidade e procedência do reflorestamento. Para aqueles produtores que não possuem espaço para reflorestamento ou árvores em ponto de corte, a empresa fornece a lenha como insumo. “Para isso, realizamos um mapeamento local de fornecedores, buscando garantir que a lenha utilizada para a cura do tabaco seja proveniente de espécies exóticas, com certificação”, completa Goulart.

Divulgação

Produção de Mudas no Adet

Junio Nunes

Produtor com Lenha