Início Geral Laboratório Brasil Sementes e Tecnologia é credenciado pelo MAPA

Laboratório Brasil Sementes e Tecnologia é credenciado pelo MAPA

A Brasil Sementes e Tecnologia (BST), empresa especializada em tecnologia aplicada a sementes como peletização, incrustamento, peliculização, pré-germinação e sanitização, conta, desde o mês de julho, com um laboratório de análise de sementes credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Único na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, está capacitado a realizar testes de pureza, germinação e vigor de inúmeras espécies vegetais, entre elas, hortaliças, tabaco, eucaliptos e grandes culturas como soja, milho, trigo e aveia. “Esta é mais uma conquista da empresa Brasil Sementes e Tecnologia dentro da sua filosofia de aprimoramento contínuo”, destaca a diretora Administrativa, Tatiana Kramer.
 De acordo com Tatiana, o credenciamento, que exigiu investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação dos seus colaboradores, beneficiou as empresas da região que utilizam estes serviços, pois proporcionou maior agilidade na obtenção dos resultados das análises. “Apenas Laboratórios de Análise de Sementes com registro do Renasem  podem emitir o Boletim de Análise de Sementes, indispensável para a comercialização de sementes”, explica ela.  O Sistema Nacional de Sementes e Mudas foi instituído pela Lei 10.711/03, regulamentada pelo Decreto 5.153/04 e  Instrução Normativa nº 09, de 02/06/2005. Atualmente, a BST também se dedica à implantação das normas ISO 9001:2008 e ISO/IEC 17025:2005, que encontram-se em fase de certificação e acreditação.

Cristiano Molz
 
Laboratório da Brasil Sementes é credenciado pelo Mapa

HISTÓRICO

A Brasil Sementes e Tecnologia (BST) é uma empresa especializada em peletização, incrustamento, peliculização, pré-germinação e desinfecção de sementes, fundada em dezembro de 2000. Integrante do Grupo CSI, disponibiliza ao mercado brasileiro a tecnologia mais avançada da área, fruto de estudos iniciados há mais de 25 anos pelo espanhol Josep Trias, doutor em Bioquímica e Fisiologia de Sementes pela Universidade de Barcelona e sócio proprietário da empresa. O grupo detém uma extensa variedade de protocolos na área de tecnologia de sementes, largamente utilizados, sob licença, por empresas espalhadas por todos os continentes, além de suas próprias empresas nos Estados Unidos, Chile, Espanha, Holanda e Argentina.
 Em 2011, a empresa realizou um grande investimento em sua unidade industrial, localizada no Bairro Rauber, triplicando sua área construída e quadruplicando sua capacidade de beneficiamento. Entre as sementes beneficiadas pela BST – em processos acompanhados por um rigoroso controle de qualidade, estabelecidos conforme protocolos nacionais e internacionais – destaque para as de hortaliças, que correspondem a 80% do volume (alface, cenoura, chicória, cebola e tomate), ficando os outros 20% distribuídos entre eucalipto e tabaco.