Início Cultura Lançamento | Livro de Beta Simon traz musicalidade à literatura infantil

Lançamento | Livro de Beta Simon traz musicalidade à literatura infantil

Escritora santa-cruzense apresenta sua quarta obra na Livraria Iluminura neste sábado

Beta Simon apresenta a história da pata Tortinha com muita reflexão e bom-humor
Divulgação

Lucca Herzog

[email protected]

Santa Cruz espera por mais uma novidade literária. O livro Tortinha – a pata que não anda, não voa, mas rebola, da escritora santa-cruzense Beta Simon, tem lançamento marcado para este sábado, 27, às 10h na Livraria Iluminura. “Teremos a contação da história de forma lúdica, cênica e participativa”, antecipa a autora. “A história é curtinha e envolvente. Depois, teremos um bate-papo com as reflexões do livro e sessão de autógrafos até o meio-dia”.

Tortinha é o quarto livro de Beta Simon, mas sua primeira experiência no universo da literatura infantil. Inspirada em um episódio real vivenciado pela poetisa, a obra relata a história de uma pata com deficiência física, resgatada durante as enchentes no Estado: “Este livro conta uma história narrativa, portanto seu processo foi muito diferente dos demais. Sentei para escrever um projeto e me veio o título do livro, lembrando da história que vivi enquanto voluntária do abrigo em Capão da Canoa, durante as enchentes de 2024. E toda a concepção do projeto veio naturalmente para o público infantil.”

Com linguagem poética e musical, a obra é um convite para refletir sobre inclusão, meio ambiente e os momentos desafiadores da vida com muito bom-humor. “A Tortinha nos inspira a superar os desafios da vida, sejam eles físicos, emocionais ou climáticos, com amor próprio, leveza e alegria”, explica Beta. “O livro é destinado, principalmente, para séries iniciais, com grafia em caixa alta, o que contribui também para pessoas com baixa visão”.

Devido à linguagem musical da obra, a autora relata ainda que o processo de elaboração foi diferente de seus demais projetos, proporcionando um período produtivo rico em possibilidades e colaborações artísticas: “O livro teve muitas contribuições valiosas antes de vir ao mundo. Quando finalmente senti que o texto estava pronto, convidei a Cris Barulins, que trabalha há anos com o universo da música infantil em São Paulo”. A obra contou ainda com as ilustrações da artista plástica argentina Ester Fabiana Sterenberg.

O que vem com o livro: 
• História ilustrada em caixa alta (para crianças em alfabetização e baixa visão)
• Letra e cifras da música + QR Code para ouvir
• Página “Para refletir”, com perguntas para inspirar diálogos