Início Geral Latrocínio vitima comerciante em São Martinho

Latrocínio vitima comerciante em São Martinho

Fotos: Divulgação/BM

Policiais realizaram buscas pelo interior

Luana Ciecelski
[email protected]

Donário Freytag, de 47 anos, era morador de Linha Saraiva, interior de Santa Cruz do Sul e vendia de forma autônoma cigarros por todo o interior do município. Na manhã de quarta-feira, 16 de julho, ele seguia com seu veículo carregado de produtos, pela ERS-418 em direção a São Martinho, quando foi pego por dois indivíduos em uma emboscada.
Por volta das 8 horas, com galhos e pedras, dois assaltantes montaram uma espécie de barreira no meio da estrada. Donário não teve outra opção a não ser parar. Foi quando os dois indivíduos se aproximaram. A polícia acredita que a vítima reagiu e por isso foi atingida em uma das pernas, na altura da coxa, por um disparo de arma de fogo. Os assaltantes fugiram com o veículo de Donário e ele permaneceu ferido na estrada. Alguns minutos mais tarde foi levado ao Hospital de Monte Alverne, mas já chegou sem vida no local.

O papel da comunidade

A Brigada Militar chegou ao local do crime poucos minutos depois já sabendo que havia indivíduos suspeitos circulando por ali, pois receberam uma denúncia de uma mulher que passou de moto pela estrada e viu dois homens em um Voyage preto, possivelmente já preparando a emboscada. O que os PMs não sabiam é que encontrariam Donário já ferido.
Depois de encaminhar a vítima ao socorro, a Brigada Militar iniciou as buscas pelos bandidos que haviam conseguido escapar, e mais uma vez populares tiveram papel fundamental no desenvolvimento da investigação. Foi através deles que a polícia descobriu que os bandidos estavam fugindo de Linha São Martinho em um Gol cinza e uma motocicleta Honda CG 150 titan prata.


Veículo usado no assalto foi localizado no fim de Linha São Martinho

As buscas

Segundo o Comandante do 23º Batalhão de Policia Militar (BPM), Major Ailton Azevedo, a agilidade, o esforço e a capacidade operativados policiais permitiu que o caso se desenrolasse em grande velocidade. Ainda durante a manhã foi localizado o automóvel da vítima, abandonado na localidade de Linha Felipe Neri e o Voyage preto, no fim de Linha São Martinho, colidido em uma árvore. Depois a investigação seguiu em direção à localidade de Linha Cachoeira, no interior de Venâncio Aires onde o caso efetivamente começou a se resolver.
De acordo com a Brigada Militar, as viaturas passaram em frente a uma residência e desconfiaram de uma motocicleta com aros verdes, uma das características descritas pelas testemunhas. Os policiais pararam na casa e descobriram que o morador já tinha passagens pela polícia.
Ele foi levado como suspeito para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Santa Cruz (DPPA), onde foi reconhecido como um dos indivíduos que estavam no Voyage preto, pela mulher que fez a denúncia após passar de moto pela estrada naquela manhã. Estava preso o primeiro culpado.
Por volta das 14 horas, a polícia ficou sabendo que outros dois indivíduos teriam embarcado em um ônibus em Venâncio Aires e seguiam para Santa Cruz pela RSC-287, numa tentativa de escapar. A ajuda partiu mais uma vez de populares que notaram as atitudes suspeitas dentro do transporte coletivo e telefonaram à polícia.
O Grupo Rodoviário da Brigada Militar foi então acionado e eles realizaram a abordagem ao veículo indicado encontrando os indivíduos que também foram levados à DPPA de Santa Cruz.
Ao serem interrogados, eles confessaram o crime e indicaram o local onde o Gol estaria junto com o material roubado. Junto com os 260 pacotes de cigarros que haviam sido levados do carro do comerciante, estava uma espingarda calibre 28, que possivelmente foi usada contra Freytag.


260 pacotes de cigarro roubados e uma espingarda foram encontrados na tarde de quarta