Início Geral Lavouras de tabaco são prejudicadas pelo granizo

Lavouras de tabaco são prejudicadas pelo granizo

EVERSON BOECK
[email protected]

A ocorrência de queda de granizo de domingo para segunda-feira, no início desta semana, prejudicou centenas de lavouras de tabaco no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O setor mutualista da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) registrou, nestes últimos dias, 700 avisos de produtores com plantações danificadas pelas pedras de gelo.
Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, só na coordenadoria de Santa Cruz do Sul, que abrange os municípios de Santa Cruz, Rio Pardo, Sinimbu, Gramado Xavier, Vera Cruz, Barros Cassal, Passo do Sobrado e Herveiras, são quase 200 atingidos. As coordenadorias de Sobradinho e Venâncio Aires receberam aproximadamente 120 comunicados cada. O Estado de Santa Catarina também registrou cerca de 120 avisos.
Werner informa que o prejuízo chega, em média, a 220 quilos de perdas por associado. No ano passado chegou a 400 quilos de perda por associado. “Os prejuízos este ano estão menores e não prejudicam a safra porque ela está no início. Apenas um percentual muito pequeno de produtores está com parte da lavoura em condições de colheita”, avalia.

Arquivo/Afubra

Centenas de lavouras foram atingidas pelo mau tempo no início da semana