Início Educação Lazer nas férias para as crianças do Menino Deus

Lazer nas férias para as crianças do Menino Deus

Os irmãos Henrique Menezes e Larissa dos Santos, ambos de oito anos e moradores do Bairro Faxinal Menino Deus, tiveram suas férias preenchidas por brincadeiras, esportes e aprendizagens lúdicas. Junto com eles, mais de uma centena de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, participaram de atividades como futsal, voleibol, basquete, dança, atletismo, brincadeiras, passeios e paradas para o lanche diário.
Isto foi possível graças ao projeto Recreio nas Férias, uma novidade do programa Universal Leaf Cidadão, que é desenvolvido desde 2003, com o oferecimento de diversas atividades durante o ano escolar. Em 2013, as ações de responsabilidade social da empresa Universal Leaf Tabacos (ULT) receberam este incremento significativo porque foi percebido que muitas crianças do bairro passavam o período das férias brincando na rua enquanto os pais trabalhavam.
O Recreio nas Férias foi criado para ser um projeto piloto que proporciona, no período de férias escolares, alternativas de atividades de esporte, lazer e cultura para que as crianças e adolescentes participem de programação lúdica no seu tempo livre, mas de forma organizada e que contribua com o processo educacional. Conforme a assistente social Carla Berny, responsável técnica pelo projeto, toda a programação fez parte de uma gincana, com tarefas que provocaram reflexões, vivências e aprendizagens.
O grande grupo foi dividido em quatro equipes identificadas por cores e todas incluíam meninos e meninas de diversas idades. “Nossos objetivos foram alcançados, especialmente no que se refere à estimulação do conhecimento, à valorização, o respeito e a adoção de atitudes relativas às atividades em equipe”, explicou. “Também alcançamos a meta de resgate das vivências, brincadeiras e brinquedos do tempo dos pais deles”, acrescentou.

Divulgação/RJ

Henrique e Larissa: diversão enquanto esperam o reinício das aulas

O acompanhamento das brincadeiras e jogos contou com o empenho de voluntários da diretoria da Associação de Moradores do Polo Comunitário Menino Deus e a realização ficou a cargo de uma equipe técnica contratada com os recursos do Programa Universal Leaf Cidadão. O projeto contou também com a receptividade do 7º Batalhão da Infantaria Blindado (BIB), que proporcionou um momento marcante para os jovens com a visita ao quartel. “Eles conheceram o memorial, a pista olímpica, os blindados e tiveram explanação sobre as funções do Exército Brasileiro e a organização da unidade militar de Santa Cruz do Sul”, contou Carla Berny. Até o passeio contabilizou na pontuação da gincana. “O bom comportamento de cada um contou pontos para sua equipe”, disse.
Para Henrique e Larissa, o período de espera do reinício das aulas – agora no terceiro ano do ensino fundamental – foi bastante prazeroso. Cada um em uma equipe diferente, eles se divertiram a valer. Henrique defendeu a equipe amarela, vencedora da gincana. Larissa se empenhou pela equipe vermelha e, mesmo não estando entre os ganhadores das competições, brincou e aprendeu. Para Henrique, o futebol esteve entre as atividades de que mais gostou. E, no lanche, os dias que teve cachorro-quente foram os melhores. Já Larissa preferiu as duas tardes que teve professora de dança ensinando alguns passos e ritmos. E no lanche, ela preferia os dias que tinha chocolate e doces.
Segundo Carla Berny, depois de um mês de atividades, todos os participantes receberam medalhas de participação. E as equipes amarela e verde foram as que somaram maior pontuação, levando em conta, entre os critérios, a disciplina e o trabalho em equipe. Como prêmio, os jovens receberam ingressos para assistir filme em 3D, com direito a refrigerante e pipoca de cinema. São 50 crianças e adolescentes que verão o filme As Aventuras de Tadeo na quinta-feira, dia 21, no Cine Max Shopping Center.