Início Economia Legado e futuro | BAT Brasil celebra 120 anos de história

Legado e futuro | BAT Brasil celebra 120 anos de história

Presidente Victor Loria recebe autoridades e destaca o papel do Rio Grande do Sul para a companhia

Grupo foi recebido para almoço e visita ao centro de pesquisa de Cachoeirinha nessa sexta-feira
Divulgação/BAT Brasil

O legado e o futuro da BAT Brasil, ex-Souza Cruz, foram celebrados em um evento realizado em Cachoeirinha nessa sexta-feira, 4. O presidente da companhia, Victor Loria, recebeu autoridades federais e estaduais para um almoço em comemoração aos 120 anos da empresa.

O evento ocorreu no Centro de Pesquisa e Inovação BAT Brazil Labs, na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estiveram presentes o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS); o deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS); o deputado estadual Edivilson Brum (MDB); e a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), entre outras autoridades convidadas e executivos da empresa.

O presidente da companhia abriu a programação destacando o relevante papel da BAT Brasil para a agricultura familiar do País. “Em 1918, foi criado o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), que viabiliza e facilita o acesso do produtor rural às sementes e aos insumos necessários para o plantio”, lembrou Loria. “Temos muito orgulho de sermos os pioneiros neste modelo tão importante para a agricultura familiar brasileira, que começou com a cultura do tabaco, mas que hoje é adotado por diversos outros setores.”

De acordo com Loria, a BAT Brasil possui cerca de 16 mil propriedades produtoras em seu sistema integrado, alcançando mais de 60 mil pessoas. “Nosso sistema é composto 100% por agricultura familiar”, ressaltou. “São 120 anos operando no Brasil e temos orgulho de nossa contribuição para a geração de valor compartilhado em toda a cadeia produtiva ao longo desse período.”

Ele também falou sobre as unidades da empresa no Rio Grande do Sul, onde concentra a maior parte da sua operação no país. Segundo o executivo, a unidade de processamento de tabaco de Santa Cruz é a maior da companhia e o Centro de Pesquisa e Inovação de Cachoerinha é o segundo maior laboratório privado em capacidade analítica do país.

O futuro da BAT Brasil também foi pauta do encontro. O presidente afirmou que o propósito global da companhia é construir um amanhã melhor e que ela investe intensamente em pesquisa e desenvolvimento de produtos de menor risco à saúde dos consumidores adultos. Enfatizou ainda que a empresa pretende reforçar esses ideais no País.

“O Brasil precisa avançar na discussão e, baseado nas mais recentes evidências científicas, regulamentar os produtos de novas categorias, oferecendo aos consumidores adultos uma alternativa com menores riscos associados. A liderança mundial que o Rio Grande do Sul já possui na produção de tabaco será fortalecida, atraindo mais investimentos e tornando o estado um polo mundial de fumicultura e tecnologia. O Rio Grande do Sul está no centro da transformação global na BAT”, frisou.

Inovação e redução de danos

As autoridades participaram de um tour pelo Centro de Pesquisa e Inovação Brazil Labs. No passeio, foram apresentados o conceito de redução de danos do tabaco, produtos denominados de novas categorias – que apresentam potencial risco menor aos consumidores –e detalhado o investimento da empresa em ciência e tecnologia, que, desde 2018, já supera R$ 10 bilhões.