Início Saúde Levantamento vai apurar índice de infestação do Aedes aegypti em Santa Cruz

Levantamento vai apurar índice de infestação do Aedes aegypti em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

A partir desta segunda-feira, 23, o Setor de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, inicia mais um Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira). A sondagem, que verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya nos locais visitados, é realizada periodicamente, visando quantificar o nível de infestação no Município.

Os resultados desse levantamento serão empregados para direcionamento de ações de combate ao Aedes no próximo trimestre. A amostragem vai compreender cinco por cento dos imóveis existentes em cada um dos 39 bairros que compõem o perímetro urbano.

De acordo com o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Alexandre Moura Goulart, para que o levantamento expresse a real situação do município, é necessário que o índice de recusa e fechamento de imóveis fique abaixo dos dez por cento de unidades visitadas. “É muito importante que os moradores colaborem recebendo os agentes comunitários e de endemias e permitindo a vistoria nos pátios de suas residências”, ressalta.

Durante as visitas, que serão realizadas de segunda a sábado, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados, porém em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715 1546 para se certificarem.

Este ano os registros revelam 39 casos de dengue suspeitos e três confirmados. Atualmente não há nenhum caso ativo. O último levantamento foi efetuado há cerca de um ano e teve resultado crítico em três dos cinco bairros visitados.

Acompanhe abaixo os dias de visitação. Os 39 bairros foram divididos em cinco extratos:
1º extrato 23/11: Rauber, Dona Carlota, Santa Vitória, Faxinal Menino Deus, Pedreira e Ana Nery,

2º extrato 25/11: Do Parque, Distrito I e II, Bom Jesus, Santuário, Senai, Schultz, Goiás, Avenida, Várzea e Progresso.

3º extrato : Independência, Universitário, Renascença, Germânia, Linha Santa Cruz, Country, Jardim Europa e Santo Inácio.

4º extrato: Belvedere, João Alves, Higienópolis, Margarida, Centro, Monte Verde e Bonfim.

5º extrato: Arroio Grande, Aliança, São João, Santo Antônio, Castelo Branco e Esmeralda.