Início Destaque Liga Esportiva Sesi incentiva o basquete

Liga Esportiva Sesi incentiva o basquete

Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos participam de treinos no Centro Esportivo da unidade em Santa Cruz

Ana Souza
[email protected]

A tradição do basquete em Santa Cruz do Sul permanece despertando a paixão pela modalidade. Para incentivar ainda mais a prática esportiva, o Serviço Social da Indústria (Sesi/RS) desenvolve o projeto social Liga Esportiva Sesi, com treinos para crianças adolescentes dos 7 aos 14 anos de idade, meninos e meninas frequentadores de escolas, dependentes dos trabalhadores da indústria e também da comunidade. O objetivo é desenvolver o esporte em diferentes camadas sociais, fortalecendo os aspectos social, intelectual e físico.


Na manhã de quinta-feira, 7, o Riovale Jornal acompanhou o treino – que é totalmente gratuito – de uma das turmas do projeto no Centro Esportivo Sesi, no Bairro Arroio Grande. E a alegria dos pequenos era contagiante, todos totalmente dedicados em participar. Como nas palavras do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres: “O esporte é uma das grandes buscas humanas, um modelo de trabalho em equipe, uma plataforma de excelência individual, um motor de crescimento econômico para toda a sociedade”.


Com apenas 7 anos, o pequeno Pedro Elias Rauber sabe exatamente o que quer. “Não quero, de jeito nenhum, faltar nos treinos”, definiu. Ele recebeu um grande incentivo dos pais Janine e Felipe e da irmã Joana para se inscrever. “Tenho até uma tabela de basquete em casa. Já assisti a jogos de basquete do único (Uniçao Corinthians) no Ginásio Poliesportivo e também vejo os jogos no computador, no YouTube e na TV. Meu amigo Vicente também participa e fiz mais amigos aqui. Estou muito feliz e aguardando o uniforme. Ainda quero ser um grande jogador de basquete”, planejou, com o sorriso estampado.


E quem disse que as meninas também não gostam de basquete? Theodora Sena de Azevedo, moradora do Bairro Santo Antônio, era só felicidade. “Esta é a primeira vez que participo de treino. Fazia, antes, na escola e minha família achou interessante participar porque tenho altura, cresci bastante. Olho na TV e admiro as jogadoras, como a atleta Rainha Hortência. Estou muito feliz e quero continuar vindo treinar”, garantiu a pequena.


O professor de basquete do UniCo, Fernando Sisnande, destacou a importância da inserção no esporte. “Estamos na segunda semana de treinos. A parceria Sesi e União Corinthians é fundamental no sentido de fomentarmos o basquete na cidade e quem sabe conseguimos revelar algum talento, um atleta para, quem sabe, chegar na equipe adulta daqui há alguns anos”, explicou.

PARCERIA FORTE

Para a realização do projeto social, o Sesi formou uma parceria com a União Corinthians. Os treinos são realizados na sede do clube e no Centro Esportivo Sesi. Há transporte, uniformes e alimentação para os participantes. Quando houver competições, eles também receberão premiações. O programa tem vagas para 300 crianças e adolescentes – enquanto o número não for atingido, ainda haverá inscrições.


“Contamos com treinos de basquete também nas unidades de Caxias do Sul, de futsal em Panambi e vôlei em Canoas. Qualquer aluno, tanto na rede pública ou privada, que esteja matriculado pode participar. Além do caráter técnico que envolve o esporte, queremos que eles desenvolvam os valores como pessoa, tais como respeito ao próximo, solidariedade, cidadania, tolerância, sentido coletivo e cooperação. Criar oportunidades para desenvolver estratégias para resolver problemas e enfrentar situações da vida em sociedade. Desenvolver competências socioemocionais, como autoestima, ética, moral e contextualização e conexão com o mundo do trabalho, além de desenvolver as capacidades motoras, auxiliando no processo de crescimento”, explicou a analista de Promoção da Saúde do Sesi Santa Cruz, Juliana Koehler.


O diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, reforça a importância da iniciativa. “O Sesi já tem uma grande tradição em projetos de sucesso e sermos parceiros é gratificante para o clube. Vamos oportunizar que crianças e adolescentes pratiquem esporte, aprendendo a iniciação do basquete e, consequentemente, no futuro, ter a oportunidade de participar das equipes de competição. Essa integração de jovens em nossas equipes, em breve, acontecerá e novas oportunidades para eles também”, frisou.