Início Geral Linha Seival: Moradores pedem mais galerias em obra de asfalto

Linha Seival: Moradores pedem mais galerias em obra de asfalto

Água de enchente represada cobriu pavimentação e invadiu propriedades

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Água invadiu o asfalto de Linha Seival por não ter vazão suficiente nas galerias. Moradores pedem providências para resolver o problema – Divulgação/Arquivo pessoal

Com trecho de um quilômetro concluído em 2017 pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, a pavimentação asfáltica de Linha Seival, localizada na divisa com Venâncio Aires, trouxe transtornos para alguns moradores após a água da enchente do rio Taquari-Mirim, que passa pela localidade, ficar represada no trecho, vindo a atingir algumas propriedades próximas da estrada vicinal.

Conforme o relato do agricultor Nelson José Kist, 67 anos, que reside na margem da parte asfaltada, o asfalto foi feito com poucas galerias para dar vazão para água quando ocorrem enchentes na região. “Entrou água no meu galpão que nunca tinha chegado água perto. Com estas coisas que estão fazendo a água cada vez represa mais para cima e fica ruim para nós”, destacou o agricultor, que salientou ainda a sua preocupação em sofrer prejuízos na lavoura de arroz. “Moro aqui há mais de 50 anos e nunca perdi lavoura. Agora eu não sei o que vai dar”, disse Kist.

O morador salientou ainda que a obra está tendo sequência no trecho de Seival, onde foram colocados poucos canos, fato que também está represando a água. “Estão levantando a estrada e colocaram três canos lá. Quanto mais levantar a estrada, mais vai represar. É preciso colocar mais galerias e bueiros para dar mais vazão para a água”, finalizou Kist.

Filho de Nelson, o agricultor Odair Kist, que também reside nas proximidades, relatou que já perdeu quatro hectares da sua lavoura devido aos problemas com as enchentes. Ele informou que durante a obra, os moradores relataram para o engenheiro sobre o problema de a água represar no aterro. “O engenheiro nos disse que o planejamento estava correto e não daria problema”. O agricultor salientou que já está sendo organizado um abaixo-assinado entre os moradores da região para pedir uma solução para o problema. “É bom ter asfalto, mas que não prejudique os moradores. É preciso que se faça um estudo para se avaliar o impacto ambiental nas propriedades”, finalizou Odair.

O QUE DIZEM AS PREFEITURAS

A reportagem entrou em contato com o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Venâncio Aires, Vilmar Bender, que informou que irá buscar informações sobre o problema e que tomará as devidas providências para melhorar a vazão no trecho da estrada que está em obras na localidade de Linha Seival. “Vamos nos inteirar sobre o assunto e tomar as devidas providências para resolver este problema”, disse Bender. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através de sua assessoria de comunicação, ainda não havia dado retorno sobre o assunto.