Início Polícia Litoral norte é o mais perigoso

Litoral norte é o mais perigoso

Luana Ciecelski
[email protected]

Os salva-vidas que estão na 45ª edição da Operação Golfinho no litoral gaúcho, continuam trabalhando de forma incessante, principalmente no litoral norte. A região, maior que a do litoral sul e mais movimentada foi considerada também como a mais perigosa.
Até a metade dessa semana, quando a operação completou um mês de atuação, já havia sido registrado 721 salvamentos e quatro afogamentos. Desses, 599 foram no litoral norte, 68 no litoral sul e 54 em águas internas. A média de salvamentos é de 20 por dia, no entanto, apenas nas praias do norte, a média está girando em torno dos 15 diários.
Aos veranistas que seguem para as praias, principalmente as do norte, vale lembrar que o ideal é que se tome banho apenas nos arredores das guaritas, onde os salva-vidas podem monitorar melhor os banhos e socorrer de forma rápida se houver necessidade. Aconselha-se também que os banhistas só se dirijam à água nos horários de trabalho dos bombeiros e policiais da operação.
Além disso, o sistema de bandeirinhas utilizado para informar sobre as condições de banho serve justamente para evitar que a população corra riscos. Obedecer a sinalização dos salva-vidas, evita que acidentes aconteçam.

Horários indicados

O funcionamento das guaritas acontece das 8h30 às 19h30

Bandeirinhas

Vermelha – mar perigoso, banho desaconselhado
Amarela – cuidado no mar, banho com risco
Verde – mar bom, banho com atenção
Azul – pessoa encontrada

Praias mais perigosas – onde ocorreram mais salvamentos

1. Torres: 121
2. Tramandaí: 104
3. Capão da Canoa: 100
4. Balneário Pinhal: 52
5. Imbé: 48
6. Cidreira: 45
7. Palmares do Sul: 40
8. Arroio do Sal: 38
9. Rio Grande*: 33
10. Xangri-lá: 28

*Pertence ao litoral sul