Início Geral Lixo: Coleta Seletiva presente em mais seis bairros

Lixo: Coleta Seletiva presente em mais seis bairros

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Santa Cruz do Sul vive uma nova era no que diz respeito a coleta de lixo seletiva. Em tempos de sustentabilidade, preocupações com meio ambiente, consciência ambiental e social afloradas, em solo santa-cruzense a partir da próxima segunda-feira, 2 de dezembro, mais seis bairros passarão a fazer parte do trajeto do caminhão que faz a coleta seletiva solidária, iniciativa da Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). O recolhimento em cada área será realizado em dias e horários específicos. Catadores, a pé, também farão a coleta.
Além dos bairros Higienópolis, Centro e Goiás, agora farão parte do roteiro de coleta também os bairros Santo Inácio, Avenida, Universitário, Independência, Renascença e Várzea. A Coomcat, que tem sede no Bairro Carlota e também no centro da cidade, tem como diferencial a coleta seletiva solidária, que consiste em ir além da coleta convencional, uma vez que visa proporcionar a inclusão do trabalhador. 
O coordenador da cooperativa, Uilian Mendes, destaca o trabalho desenvolvido e evidencia a diferença entre coleta seletiva solidária e coleta seletiva tradicional. “A coleta seletiva pode ser feita por uma empresa privada, pode ser feita pela própria prefeitura, já a solidária tem um outro viés que é a inclusão de catadores. Ela tem um propósito de geração de emprego e renda”.
 
 
Diego Dettenborn

Catadores da cooperativa procuram também conscientizar população
 
 
 
Atualmente a cooperativa conta com 20 catadores que se dividem em mutirões que além de fazer a coleta em si, também tentam conscientizar os cidadãos santa-cruzenses em caminhadas pelas ruas da cidade. Uilian explica como funciona a atividade do catador. “O catador vai pra rua e trás o material. Aqui é feita uma triagem, a pesagem do material e após isso esse material é prensado, feito o fardo, e aí ele está pronto para ser comercializado. Quem é catador de material reciclado, organizado ou não, se conhece, pois eles se encontram até mesmo na rua. Foi assim que eles chegaram até nós, eles mesmos se articularam”. 
A partir da próxima semana os itinerários serão os seguintes: Centro, Bairro Goiás, Higienópolis e Santo Inácio terão a coleta presente de segunda a sexta-feira. No Bairro Avenida e no Bairro Universitário as coletas se darão nas segundas e nas quartas. Já nos Bairros Independência, Renascença e Várzea a coleta será realizada quarta e sexta-feira.
 
Diego Dettenborn

Mendes: “Tem um propósito de geração de emprego e renda”