Início Economia “Lojas precisam criar ações para chamar o consumidor”, diz presidente do Sindilojas

“Lojas precisam criar ações para chamar o consumidor”, diz presidente do Sindilojas

Presidente do Sindilojas, Mauro Spode, acredita que vendas manterão patamar semelhante ao do ano passado

Ricardo Gais
[email protected]

Vendas de Natal devem movimentar economia local. Foto: Rolf Steinhaus

Este ano, em que tudo se encaminhava para uma retomada da economia em diversos setores, a pandemia de Covid-19 chegou atrapalhando os planos de todos os brasileiros. Para superar esta situação, o comércio varejista espera melhora nas vendas com a chegada das datas festivas de fim de ano.


Conforme o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, é esperado pelo setor uma melhora nas vendas natalinas, mas será difícil, devido aos fatores enfrentados ao longo do ano. “Almejamos para o final do ano que a gente tenha uma recuperação das perdas que ocorreram durante 2020, então, já pensando no encerramento do ano, os meses de novembro e dezembro podem fechar as vendas com o mesmo patamar de 2019”, disse. Spode lembra que neste mês, dia 27, ocorre a Black Friday, que pode alavancar as vendas em todos os setores, inclusive dos eletrodomésticos. “Se percebeu nas edições anteriores que o setor de eletro se beneficia bastante nesta data”, destacou.


Como forma de atrair os clientes, o presidente elenca algumas ações que podem ser realizadas pelos lojistas: promoção, divulgação e rotatividade na vitrine. “O cliente gosta muito das redes sociais e pode ser um fator determinante para as vendas, bem como as vitrines”, pontua Spode que acrescenta, “o cliente entra na loja baseado no que viu na vitrine e dentro do estabelecimento acaba buscando outras opções. A nossa grande dificuldade é fazer o cliente chegar na loja”.


Além da pandemia, a estiagem também contribuiu para diminuição nas vendas e fez com que o cidadão circulasse menos, devido à falta da renda no bolso do consumidor. “Neste segundo semestre as lojas estão mais preparadas, mesmo que a pandemia ainda não passou. Estamos sabendo lidar melhor com ela e se espera que no ano que vem tenhamos estímulos para uma retomada”, enfatizou Spode.


A vendedora Vera Rezes, da Loja Benvin, destaca que agora as vendas estão sendo boas, mas ainda se espera que melhore por ser metade do mês. “Estamos fazendo descontos, negociando e trazendo novidades para atrair o cliente”, disse.


A vendedora explica que não será possível superar as vendas do ano passado devido a tudo que ocorreu durante este ano, mas se espera conseguir com as vendas do Natal recuperar um pouco do que foi perdido. “Até tivemos que contratar mais duas funcionárias para atender a demanda”.

Aumento de casos

O aumento de casos de Covid-19 em Santa Cruz preocupa o presidente do Sindilojas. Conforme Spode, o contato com o gabinete de emergências é constante, pois as flexibilizações podem mudar. “O comércio está fazendo sua parte com todos cuidados de higiene, mas nas ruas isso não é percebido”, lamentou. Conforme o presidente, mesmo tendo acordo com o Sindicato dos Comerciários, irá prevalecer o que o Município determinar.


Já o calendário para o comércio, com horários diferenciados, ainda não está totalmente definido. Precisam ser discutidas as folgas e os lanches aos trabalhadores. Para o horário natalino especial, foi decidido que será apenas um domingo trabalhado, devido à distância entre as datas do Natal.

Horários especiais para o Natal

Até as 22h: dias 18, 21, 22, 23 de dezembro
Até as 17h: sábados e véspera de Natal dia 24
16h às 22 horas: domingo, dia 20