
O pavilhão da Comunidade Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, ficou lotado na tarde de sexta-feira, 15, para a décima edição do Baile dos Sonhos na Terceira Idade. O evento, promovido pelo Grupo da Terceira Idade Arte de Viver com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, contou com a presença do prefeito Sérgio Ivan Moraes, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, além dos secretários Douglas Albers (Cultura e Economia Criativa) e Daiton Mergen (Esportes e Lazer).
A emoção tomou conta do público durante a valsa das 19 debutantes, embaladas pela Banda Magia e acompanhadas por militares e alunos do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). As homenagens incluíram mensagens das participantes, que pediram mais respeito aos idosos, valorização da vida e incentivo aos sonhos. “O baile foi preparado com carinho e ficará para sempre na memória de cada um”, afirmou Sérgio Moraes. A primeira-dama Fátima destacou: “Que lindo ver cada debutante dizer sim à vida. Isso é arte de viver, como o nome do grupo expressa”.
Durante o evento, Fátima lançou o desafio de criar uma corte da Terceira Idade para a próxima Oktoberfest, com rainha e princesas no Dia da Maturidade Ativa. O secretário Daiton Mergen também elogiou o grupo: “O Arte de Viver é uma tradição que merece reconhecimento por tudo que representa para a terceira idade. É um momento marcante para as debutantes e seus familiares”.
A presidente do Arte de Viver, Karla Laline Schnabel, anunciou que no dia 19 de setembro será realizada a eleição da rainha e do rei regional da Terceira Idade. “Depois da pandemia e da enchente, estamos retornando com força. Este baile é muito grandioso para nós. São momentos que levaremos para a vida”, declarou. Já a fundadora do clube, Maria Noedi Frantz, destacou o valor simbólico da celebração: “É um momento único para quem não teve a oportunidade de debutar na juventude. O Baile dos Sonhos nos proporciona histórias de vida e celebrações especiais”.
Fundado há 27 anos, o Clube Arte de Viver será oficialmente homenageado no dia 18 de agosto. Declarado de utilidade pública municipal em 2000, o grupo atua sem fins econômicos e é gerido por voluntários. Com oficinas, palestras, cursos, viagens e concursos, o clube promove cidadania e qualidade de vida para os idosos da região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra.

As debutantes
Emira Lima Miguel – Tempo de Viver (Santo Inácio)
Romilda Emilia Mohler – Gente Feliz (Linha Santa Cruz)
Carmem Schirlei Carpes – Alegria de Viver (Schultz)
Irai Becker – Novo Horizonte (Espírito Santo)
Maria Sidonia Hemming – Grupo do Ginásio Poliesportivo
Maria de Lourdes do Nascimento – Cras Integração (Superação – Bom Jesus)
Maria Donilda dos Santos – CCMI (Cras Beatriz)
Leonice Waechter – Câmbio Sempre Unidos
Cacilda Deodete dos Santos Azeredo – Coral Municipal Vozes em Canto
Zeni da Silva Barros – Reativar Arroio Grande
Cleusi Gesi Faus – Viver Melhor (Apóstolo Paulo)
Jucilda Maria da Silveira – Viver Melhor (Apóstolo Paulo)
Leticia Silva de Freitas – Qualidade de Vida (Aliança)
Lorena Schedler – Qualidade de Vida (Aliança)
Eronita Lopes Dias – Mãos Dadas (Rio Pardinho)
Nilda Lia Doge Boeck – AMC Serra (Cerro Branco)
Lucia Heck Clem – Cras Central (Cerro Alegre Alto)
Lucia Teresinha Siebeneichler – Reativar Monte Alverne
Vera Lucia Braun – Acani (Independência)














