Início Geral Maçonaria: Grande Loja do RS escolhe seu novo Grão-Mestre

Maçonaria: Grande Loja do RS escolhe seu novo Grão-Mestre

Alyne Motta
[email protected]

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul vai escolher o novo Grão-Mestre. No cargo há três anos, João Otávio Cézar Lessa busca a reeleição. Em visita a região, e a Santa Cruz do Sul, aproveitou a manhã chuvosa da quinta-feira, 05 de junho, para apresentar ao Riovale Jornal um panorama da sua gestão.
O atual Grão-Mestre passa por um processo eleitoral e, pela constituição, pode se reeleger. “Estou satisfeito com tudo que desempenhamos. Disputo com outros quatro irmãos (como os maçons se chamam entre si), o que me deixa, de certa forma, feliz. Mostra que a Grande Loja do RS está bem”, revela.
Natural de Guaíba, João Lessa tem atuado em Porto Alegre, onde a Grande Loja possui sede. “Conseguimos atingir nossos objetivos, a curto e médio prazo. Agora buscamos a reeleição para consolidar os feitos a longo prazo”, explica João Lessa. Entre os principais feitos, estão as interiorizações.
“Buscamos aproximar, ainda mais, a nossa sociedade com as Lojas situadas em todo estado. Dessa forma, podemos ouvir as demandas e aprimorar nossa relação com os irmãos”, comenta o atual Grão-Mestre, que também visita as regiões e cidades, através dos prefeitos e vereadores, quebrando paradigmas.
Outros feitos realizados pela atual gestão foi a reforma e manutenção do Palácio Maçônico, a transparência contábil, o controle patrimonial, a transformação em uma gestão administrativa moderna, disponibilização de hotéis de trânsito, além da implantação de uma ouvidoria ativa.
“Aperfeiçoamos os projetos estratégicos, criamos a comissão de análise de apoio financeiro às Lojas, bem como desenvolvemos os fundos específicos para projetos assistenciais e apoio às entidades paramaçônicas”, revela. “Enfim, de todas as formas, chegamos bem próximo da comunidade”.

Alyne Motta

Lessa após a conversa com o Riovale Jornal em Santa Cruz do Sul

A GRANDE LOJA
Atualmente a sociedade possui 7.500 irmãos em todo estado, integrantes de 215 Lojas Maçônicas. No país são cerca de 220 mil maçons, sendo 110 mil da Grande Loja. O atual Grão-Mestre é membro do conselho fiscal da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB), que congrega as 27 Grandes Lojas do país.
Lessa também é coordenador da Zona 5 – Brasil da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), composta pelas três Américas e parte da Europa e agrupada por países. Para o Grão-Mestre, o trabalho continua para além das eleições e espera que seu sucessor mantenha seus bons trabalhos.
“Ao estabelecermos, nos últimos anos, um modelo de gestão eficiente e consolidarmos uma infraestrutura moderna, agora poderemos materializar o nosso conhecimento em aplicação prática”, comenta João Lessa, que terá como Grão-Mestre Adjunto Dary Angelo Pisetti.

VISITA AO MUNICÍPIO
Esta não foi a primeira vez que João Lessa vem à Santa Cruz do Sul. “Já estive aqui diversas vezes, algumas até realizando assembleias e simpósios. A cidade é central, permitindo um fácil acesso, além do mais, aqui possuímos irmãos preocupados com a sociedade, o que me deixa muito feliz”, comentou.
Lessa alega ser suspeito ao falar do município, pois gosta muito de Santa Cruz do Sul. “Sinto-me em casa e vejo, a cada vez que venho à cidade, percebo o crescimento. Aqui acaba sendo um polo, com uma economia sólida e pontos turísticos maravilhosos”, finaliza o Grão-Mestre.