Guilherme Athayde
[email protected]

Em uma ação que iniciou por volta das 19 horas deste sábado, 2, a Brigada Militar realizou em diversos municípios da região do 23º BPM (Santa Cruz), 35º BPM (Cachoeira do Sul), e 2º BPM (Rio Pardo), mais uma edição da Operação Avante, que deflagra uma série de abordagens a diversos pontos de diferentes locais de cada área atingida pela operação. O saldo ficou em quatro prisões, três em Santa Cruz do Sul, sendo duas durante uma a operação e outra logo após o seu término (confira no fim da matéria), e ainda uma prisão por porte de arma e embriaguez ao volante em Cachoeira do Sul.
Segundo o capitão Fábio Bilhar, comandante desta edição da Operação Avante em Santa Cruz do Sul, foram realizados bloqueios nos acessos à cidade e ações de combate ao tráfico de drogas, e durante a noite de sábado e madrugada de domingo, 3, foram realizadas abordagens a bares e casas noturnas em nove locais diferentes, com o intuito de capturar foragidos da justiça.
Duas pessoas foram presas pela Brigada Militar em Santa Cruz do Sul durante a operação. Em um dos casos, um homem foi preso por dano e ameaça na Avenida Euclides Kliemann, e a outra prisão foi por desobediência, desacato e resistência na Travessa Amazonas. Segundo balanço do 23º BPM, foram 57 veículos abordados e 144 pessoas revistadas durante a Operação Avante no município. Uma motocicleta com o chassi raspado foi apreendida na Rua Victor Frederico Baumhardt.

Policiais do 35ºBPM prendem condutor embriagado e apreendem arma
Em Cachoeira do Sul, área do 35º Batalhão de Polícia Militar (35ºBPM), foi registrada uma prisão por embriaguez ao volante e posse de arma de fogo e munições. A BM realizava abordagens em frente a escola Borges de Medeiros quando o condutor de um automóvel Gol com placas de Vera Cruz reduziu a velocidade e depois fugiu dos policiais. Ele foi perseguido e abordado na Rua Marechal Hermes. No carro foi encontrado um revólver da marca Rossi calibre 22 e onze munições. O homem, que segundo a BM apresentava visíveis sinais de embriaguez e negou-se a realizar o teste do etilômetro, foi encaminhado a delegacia por embriaguez e por porte de arma de fogo de uso permitido. O automóvel foi recolhido por ter o licenciamento vencido. Na DP, foi instaurado inquérito e ele responderá em liberdade.
No total, a Operação Avante computou 600 abordagens à pessoas na região e fiscalizou 182 veículos. Na área do CRPO/VRP foram catorze pontos de barreira e oito ocorrências de infração de trânsito. Duas pessoas tiveram a CNH apreendida e foram registrados dois acidentes de trânsito com lesões corporais.



Após a operação, POE prende foragido em Santa Cruz
Por volta das três horas da manhã, quando a Operação Avante já havia terminado em Santa Cruz do Sul, agentes do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 23º Batalhão de Polícia Militar (23ºBPM), realizaram a quarta prisão da BM da região entre 19 horas de sábado, 2, e três horas de domingo, 3 de abril.
Um homem de 25 anos que tinha contra si uma sentença expedida de prisão preventiva pelo crime de roubo foi abordado na Rua Euclides Kliemann, no bairro Progresso. O procurado da justiça foi preso levado à delegacia.














