Início Geral Mães concluem Curso de Cabeleireira

Mães concluem Curso de Cabeleireira

Ana Cristina dos Santos/Divulgação

Mães receberam certificados na presença de autoridades

Desde 2009, o Projeto Despertar, realizado em parceria pela Alliance One, Fundação Altadis e Prefeitura de Vera Cruz, promove atividades voltadas à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész, de Linha Henrique D’Ávila, interior de Vera Cruz. Este ano, além das oficinas de Esportes, Informática, Educação Ambiental, Danças Gauchescas, Violão e Reforço Escolar, uma oportunidade dirigida às mães dos alunos chamou a atenção da comunidade escolar e obteve uma expressiva participação. Na tarde da última segunda-feira, 14 de julho, 15 mães receberam seus certificados de conclusão no Curso de Cabeleireira.
A solenidade de formatura contou com a presença de autoridades locais, secretários municipais, professores, bem como familiares das formandas e alunos. Os participantes da Oficina de Violão abrilhantaram a ocasião com a execução de três músicas em homenagem às concluintes. “A escola é um espaço de construção, de aprendizagem e de crescimento e estamos muito felizes em proporcionar isso também às mães dos nossos alunos”, destacou a diretora da escola, Adriana Maria Pedrebom, durante o seu pronunciamento.  “Que alegria ver que o projeto este ano envolve 172 estudantes e que novas atividades estão sendo colocadas em prática, em sintonia com os anseios da comunidade escolar”, frisou a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Deise Kanitz.
Ao todo, foram 30 horas de curso, ministrado pela Escola de Cabeleireiros Joara, de Santa Cruz do Sul, durante os meses de abril, maio e junho, nas dependências da Escola Jocob Blész. Com aulas teóricas e práticas, as participantes aprenderam técnicas de corte (masculino e feminino), penteados (escovas e tranças) e química, como colorações e mechas. “Foi um sonho realizado e mais uma meta alcançada em nossas vidas. Só temos que agradecer a oportunidade”, destacou a formanda Iara Borges, que foi a oradora da turma na solenidade de formatura.


Gecerlaine (à direita): além do aprendizado técnico, o autocuidado

OPORTUNIDADE

A dona de casa Gecerlaine Maria de Brum, de 32 anos, foi uma das participantes do curso que pretende dar continuidade à profissão. Mãe das estudantes Thaís, 14 anos, e Thalia, 8, ela comemorava o resultado do curso e já planejava os próximos passos. “Já tenho um pequeno salão no cantinho da sala de casa, mas para o ano que vem pretendo construir um espaço maior”, revelou. “Além de todo o aprendizado técnico, o curso ainda estimulou as mães para cuidarem mais de si mesmas e isso foi muito bom”, completou.