Início Geral Maior feira da agricultura familar traz inúmeras novidades

Maior feira da agricultura familar traz inúmeras novidades

Foto: Lucas Weiss
Evento aguarda os visitantes a partir de hoje, 23, até sábado, 26, no
Parque de Exposições, em Rincão del Rey, Rio Pardo

Ana Souza
[email protected]

Dois anos após o início da pandemia, um grande evento que é referência para a agricultura familiar volta a ser realizado. É mais uma edição da maior feira do segmento no Brasil, a Expoagro Afubra, cancelada nas edições 2020 e 2021 devido ao Covid-19. A feira traz inúmeras novidades nas estruturas do Parque de Exposições da Afubra situado em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. Para receber os visitantes foram realizadas melhorias nos pavilhões das agroindústrias. O horário de visitação será das 8 horas às 18 horas diariamente.


A Afubra surgiu em 1955, com a integração de agricultores que buscavam um propósito, o de amenizar o prejuízo oriundo do granizo nas lavouras de tabaco. Desde seu surgimento a entidade esteve focada no fortalecimento dos agricultores, visando o equilíbrio ambiental e a diversificação das atividades agrícolas.


Foi assim que, em 2001, surgiu a Expoagro Afubra. O primeiro evento era em formato de dia de campo e realizado em um pequeno espaço. De lá para cá, são 20 anos de história. Na última edição, em 2019, foram 112 mil visitantes durante três dias; R$ 70,6 milhões em movimentação de negócios; 432 expositores do segmento agropecuário; 85,24% do público eram produtores rurais; 22,57% novos visitantes.


“Após dois anos sem podermos realizar a nossa feira, trazemos muito otimismo com o retorno. Aliamos dois eventos festivos, 20 anos da Expoagro e 67 da Afubra”, destacou Marco Antonio Dornelles, coordenador-geral da Expoagro Afubra. “Agradecemos a confiança depositada pelos expositores. Aumentamos a quantidade deles, que chegou a 470, e isso mostra a importância que a feira tem, pois 70% não quiseram os recursos de volta após os cancelamentos e deixaram os créditos para quando a feira pudesse ser retomada. Produtores poderão conferir de perto as novidades, inclusive com o diferencial de ser quatro dias de feira, e antes eram três. Acreditamos que teremos um público excelente, por encerrarmos em um sábado. É a retomada de um evento que se tornou uma referência, pois tem uma importância fundamental econômica, refletindo na produção de alimentos e na geração de empregos.”


Uma grande expectativa para o evento, ainda mais na semana em que a Afubra comemora seus 67 anos e a feira, 20, frisou o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. “Estamos totalmente positivos, tanto pelo público, quanto pelos expositores, agroindústrias, instituições como a Emater, Embrapa, Fetag, Farsul, as universidades de Santa Cruz do Sul, Pelotas e Santa Maria. Tudo isso fez crescer ainda mais a feira e acreditamos que ela será, como sempre foi, muito importante para nosso produtor. Há um grande aporte por meio das empresas de produção de sementes, de insumos agrícolas com defensivos e fertilizantes, além das que trazem os tratores, máquinas e equipamentos, tudo visando benefícios para nosso produtor. Este ano teremos uma grande novidade que é Arena de Inovação do Agro, com ações para promover as propriedades rurais. No sábado, dia 26, a 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, uma das novidades deste ano, entre inúmeras outras.”

Protocolos sanitários flexibilizam o uso de máscaras

A coordenação da feira confirma que serão seguidas as medidas anunciadas pela Prefeitura de Rio Pardo no decreto 016, publicado no último dia 18 de março. Nas normas homologadas pelo prefeito Edivilson Meurer Brum, o artigo 2º reforça que “fica facultativa a utilização de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz para circulação ou permanência em vias públicas, espaços públicos e/ou privados ao ar livre e/ou em ambientes fechados, sejam eles públicos ou privados”.


Portanto, não será obrigatório o uso de máscaras durante os quatro dias de feira, de 23 a 26 de março. O coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, ressalta que também não será exigido passaporte vacinal para entrada no parque. Os visitantes terão à disposição dispensers de álcool gel distribuídos em diferentes espaços, bem como um ambulatório da Unimed, junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, para caso apresentem algum sintoma e precisem de atendimento médico durante a visitação. (Assessoria de Comunicação da Expoagro Afubra 2022)