Início Geral Mais acesso | Santa Cruz do Sul agora tem Farmácia Solidária

Mais acesso | Santa Cruz do Sul agora tem Farmácia Solidária

Doação de medicamentos poderá ser feita por parte de pessoas físicas, consultórios médicos e até da indústria farmacêutica

Ato de inauguração da farmácia, que estará localizada na Rua Ernesto Alves, 1017
Divulgação/RJ

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou na quinta-feira, 28, em ato realizado na Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), um programa que visa ampliar o acesso a medicamentos para as pessoas que mais precisam. É a Farmácia Solidária, uma iniciativa simples e de baixo custo que consiste na doação de medicamentos por parte de pessoas físicas, consultórios médicos e até da indústria farmacêutica.
Após passarem por uma triagem técnica, medicamentos que poderiam acabar vencendo nas prateleiras ou mesmo descartados de forma equivocada no lixo doméstico, agora podem ser repassados a famílias em situação de vulnerabilidade, mediante receituário médico. Também é possível levar até o local medicamentos vencidos para que sejam descartados corretamente e não tragam prejuízos ao meio ambiente.
Sem uma legislação que regrasse essa prática, a prefeitura até então não podia disponibilizar nas farmácias do município medicamentos oriundos de doações. A ideia de implantar o programa na rede de atenção básica em Santa Cruz do Sul surgiu através de uma indicação do vereador Raul Fritsch ao Poder Executivo, em junho de 2021. O próximo passo, segundo ele, é buscar recursos através de emenda parlamentar para incrementar o programa e também para a compra de um veículo destinado de doações.
Para Fritsch, a Farmácia Solidária é acima de tudo um programa humanitário e tem o mérito de contemplar três pilares. “Ambiental porque vamos destinar corretamente medicamentos que hoje são descartados no lixo de casa; econômico porque vai representar menos gastos para a Prefeitura; e social porque vai auxiliar principalmente aquelas pessoas em situação de maior vulnerabilidade, que hoje precisam escolher entre pagar o aluguel, a comida ou o medicamento”, disse .
Durante o ato de lançamento do programa, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores, servidores e imprensa, a prefeita Helena Hermany fez uma apelo para que a comunidade se engaje, participando ativamente com doações. “Estamos começando devagarinho, mas queremos ver este programa crescer porque ele tem um viés social fantástico. Quantas vezes compramos um remédio, tomamos um ou dois comprimidos e o restante acaba vencendo, sendo que há tantas pessoas que não conseguem comprar”, observou.
Para o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, o lançamento do Farmácia Solidária é o marco inicial de uma iniciativa que deve crescer rapidamente, alcançando o envolvimento da população, de laboratórios, clínicas e consultórios. Ele destacou também o empenho da equipe de servidores da Sesa que trabalhou com afinco para colocar em ação o programa em curto período de tempo.
A Farmácia Solidária funciona junto à Farmácia Municipal, na Rua Ernesto Alves, nº 1017, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. Para doar basta levar os medicamentos e entregar no local. Já quem quiser fazer a retirada precisa apresentar receituário médico, Cartão SUS atualizado e documento de identificação com foto.