Início Geral Mais Aporte | Hospital Santa Cruz recebe 60 novos residentes médicos e...

Mais Aporte | Hospital Santa Cruz recebe 60 novos residentes médicos e multiprofissionais

A carga horária é de 60 horas semanais, sendo 48 horas práticas e 12 horas teóricas

A Residência Multiprofissional em Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde

As novas turmas dos programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) iniciaram suas atividades na sexta-feira, dia 1º, com uma programação especial de integração que seguiu até terça-feira, dia 5. As novidades deste ano são o Programa de Residência Médica em Intensivismo e as áreas de concentração da residência multiprofissional em Atenção Materno Infantil e em Atenção Cardiovascular, que estão iniciando suas primeiras turmas.

Os novos residentes foram recepcionados às 8h de sexta-feira, dia 1º, no auditório do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), localizado junto à Unidade Ambulatorial Acadêmica do Hospital. Após as boas-vindas da direção do HSC, os profissionais receberam orientações da Secretaria de Ensino e Pesquisa, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Brigada de Incêndio, dos setores de Meio Ambiente e Desenvolvimento Organizacional, da Comissão de Hemoterapia e da Assessoria de Qualidade, além de reunião com as coordenações das residências e apresentação dos setores e seus respectivos responsáveis.

“Sintam-se acolhidos e que tenham uma bela caminhada”, desejou aos residentes a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HSC, Mari Angela Gaedke. “Nosso programa busca uma formação sólida, aprimorando não só a qualificação técnica, mas também humana”. Conforme a professora, 161 profissionais já foram capacitados na residência multiprofissional em saúde do Hospital Santa Cruz.

Representando a Comissão de Residência Médica, a coordenadora Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky citou 10 princípios a serem seguidos pelos médicos. Entre eles, enfatizou a resiliência e a relação com o paciente. “Descubram a paixão de vocês pela profissão, prestem atenção nos detalhes”, aconselhou a médica, que também comemorou o início do novo programa de residência em Intensivismo. “É um momento muito especial para nós, educadores”.

A diretora de ensino e pesquisa do HSC, Giana Diesel Sebastiany, desejou sucesso aos 60 novos residentes da Instituição. “Vocês estão iniciando suas atividades em um hospital de ensino, que possui características próprias desde a sua certificação. É um ecossistema de formação em pesquisa e ensino”, afirmou a professora. “Que aqui vocês possam desenvolver a própria autonomia para exercer suas profissões e para a tomada de decisões”, disse.

Thomé destacou a história da implantação do curso de Medicina na Unisc e das residências no HSC
Fotos: divulgação

O diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, destacou a história da implantação do curso de Medicina na Unisc e das residências no HSC. “É uma visão institucional enraizada desde a Universidade até o Hospital, com ações voltadas para o ensino e pesquisa em prol da comunidade”, apontou. “Vocês estarão inseridos em um ambiente em constante transformação, evolução. São muitos projetos implantados, em andamento e outros em captação de recursos que nos permitem oferecer uma estrutura física e tecnológica de excelência”, acrescentou Thomé.

A programação de integração dos novos residentes seguiu na segunda-feira, 4, com informações sobre a Farmácia, a assessoria jurídica e o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp), apresentação de fluxos e rotinas e orientações sobre preenchimentos e registros. Na terça-feira, 5, foi realizada uma dinâmica de integração.

Residência Multiprofissional em Saúde

A Residência Multiprofissional em Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais qualificados. Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras, de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, as áreas de concentração em Atenção Materno Infantil e em Atenção Cardiovascular se juntam à área de concentração em Atenção em Urgência e Emergência, que já especializou 161 profissionais. A carga horária é de 60 horas semanais, sendo 48 horas práticas e 12 horas teóricas, com dedicação exclusiva e duração de 24 meses.

Residência Médica

Os programas de residências médicas têm por objetivo especializar profissionais por meio da formação em serviço, assegurando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Constituem-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, com carga horária semanal de 60 horas de atividades teórico-práticas. A residência em Medicina Intensiva, aliada à nova estrutura da UTI Adulta que dobrou a capacidade de atendimento na Instituição, consolidou o HSC como um polo de terapia intensiva. Além do novo programa, o Hospital Santa Cruz oferece residências médicas em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria, que já possibilitaram a especialização de 177 profissionais.

Informações

As bolsas têm o valor bruto de R$ 4.106,09 cada e são concedidas pelo Ministério da Saúde. Mais informações sobre as residências do HSC podem ser obtidas no site www.hospitalstacruz.com.br, link Ensino e Pesquisa, ou na Secretaria de Ensino e Pesquisa da Instituição, telefone (51) 3713-7428 e e-mail [email protected].