Início Geral Mais de 30 mil fiéis participam da 35ª Romaria de Schoenstatt

Mais de 30 mil fiéis participam da 35ª Romaria de Schoenstatt

Ana Souza – [email protected]

A manhã de domingo, 27, iluminada pelos raios do sol, foi um dos motivos que impulsionou os mais de 30 mil fiéis a participarem da 35ª Romaria de Schoenstatt. Levando nas mãos imagens da  Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt os romeiros partiram em caminhada. Um dos grupos saiu em frente à Igreja São José na Rua Gaspar Bartholomay, às 8h30min, indo ao encontro de outro grupo que partiu às 8h da Igreja Santa Tereza, de Vera Cruz. Ambos se encontraram no Trevo da Rua Gaspar Bartholomay indo em direção ao Santuário de Schoenstatt, na BR 471, local das celebrações.
Um dos momentos marcantes deste ano foi a grande participação de jovens na Romaria. Todos os participantes ressaltaram o lema da caminhada Missionários da aliança para a glória de Deus Pai, agradecendo por graças alcançadas, cantando, orando ou pagando promessas. Muitos oravam pela saúde, por seus familiares e pela paz mundial. Alguns percorriam o percurso de pés descalços agradecendo ou fazendo pedidos.
O percurso, de cerca de três quilômetros, foi feito com louvores à Nossa Senhora. Coroinhas vinham a frente da caminhada com a cruz, acompanhados pelo Bispo Dom Sinésio Bohn, diáconos e ministros e pelos milhares de devotos. Na chegada ao Santuário, localizado na BR 471, os romeiros – oriundos de diversas localidades – participaram da missa ao ar livre, presidida pelo Bispo Dom Sinésio Bohn. Também aconteceram momentos de confissões e bênção da saúde. Ao meio-dia foi realizado um almoço de integração que contou também com a presença do Bispo Dom Sinésio. Durante o evento ocorreu a tradicional venda de flores aos romeiros que fazem as orações e oferecem as rosas à Nossa Senhora.
Conforme Mathaus Swarowsky, integrante do Movimento Apostólico, um dos responsáveis pelo evento, a expectativa foi totalmente superada. “Tudo foi ótimo, o tempo estava bom, a participação do público que segundo estimativa da Polícia Federal chegou a mais de 30 mil pessoas, a integração durante o almoço, todos foram momentos marcantes. Mas o ponto alto deste ano da Romaria foi a participação dos jovens que estiveram presentes tanto ao longo do percurso quanto na missa e este momento foi enfatizado pelo Bispo Dom Sinésio Bohn durante a missa. Também destacamos a grande devoção que os fiéis demonstram à Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.”

LUGAR DE PAZ

Quem conhece o Santuário de Schoenstatt já sentiu a paz interior que o lugar proporciona. Inaugurado no dia 11 de dezembro de 1977, em Santa Cruz do Sul, é pertencente ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, sendo uma cópia fiel do santuário original fundado na Alemanha, em 1914, pelo padre José Kentnich.

 

DIVULGAÇÃO/RJ


Imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi conduzida durante todo o percurso até o Santuário