Início Educação Mais de 800 professores em evento regional

Mais de 800 professores em evento regional

Suilan Conrado
[email protected]

O Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ficou lotado na última terça-feira, 19, quando mais de 800 professores vindos de diversas cidades da região do Vale do Rio Pardo e Centro -Serra, encontraram-se para assistir palestra, participar de oficinas e debater sobre educação.

Rolf Steinhaus

Professores reuniram-se na Unisc na última terça, 19, para participar do Programa União Faz a Vida

O evento tratava-se do Encontro Regional do Programa União Faz a Vida, projeto que tem o objetivo de construir valores a partir dos princípios de cooperação e cidadania.  Promovido pela Sicredi, em parceria com a Unisc, o dia de atividades iniciou com palestra ministrada pelo professor Ricardo Casco, doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que abordou o tema “Professor como sujeito de transformação social para uma educação cooperativa”.
Já na parte da tarde, a Unisc disponibilizou 29 salas a fim de viabilizar as oficinas programadas para os participantes. O foco do Workshop era os desdobramentos para a implementação do Programa União Faz a Vida nas escolas.
No fim do encontro, por volta das 16h, os professores retornaram ao auditório, onde puderam conferir a apresentação do resultado das oficinas e contemplar um show musical da banda santa-cruzense Os Alkimistas.

EDUCAÇÃO, CIDADANIA E COOPERATIVISMO
 
Para Vânia Inês Rohsmann, diretora da Escola Balduino Thomaz Brixner, de Arroio do Tigre, vale tudo em prol da educação. Até mesmo levar a filha Pâmela, de apenas 4 meses, para a Unisc, a fim de não perder o Encontro Regional. “A troca de experiências com professores de outras escolas e cidades, agrega muito conhecimento. Faço questão de participar”, manifesta a também professora de séries iniciais.

Rolf Steinhaus

A professora Vânia Rohsmann, veio de Arroio do Tigre com a filha de 4 meses. “Faço questão de participar”

Já segundo Cristiano Konzen, atual secretário de Educação de Passo do Sobrado e licenciado em biologia, a ocasião é propícia para atualizar o professor perante as práticas desenvolvidas em sala de aula no que diz respeito ao cooperativismo. “Conscientizar os alunos da importância do cooperativismo na sociedade capitalista de hoje, é fundamental para a construção do indivíduo como cidadão”, relatou Konzen, que disse ainda que a prioridade da Secretaria será a implantação de uma escola técnica no interior do município.
E não foram só os professores que saíram ganhando com o seminário. Antonio Hermes é funcionário de uma livraria em Cachoeira do Sul, e aproveitou a oportunidade para comercializar livros. “Mas nossa proposta não é apenas vender. Trabalhamos com a filosofia de fomentar a cultura entre as pessoas”, ressaltou Antonio, que frequentemente fica responsável por montar uma pequena livraria nos eventos voltados à educação na região.

Rolf Steinhaus

Livraria de Cachoeira do Sul, aproveitou a oportunidade para comercializar livros durante o evento educacional

 

“NINGUÉM CRESCE SOZINHO”

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, participou da abertura do evento e em entrevista, falou sobre cooperação e solidariedade. “Por que tem de haver uma catástrofe para as pessoas se sensibilizarem? É desde cedo, na escola, que devemos aprender a importância de sermos solidários sempre”, frisou Petry, enquanto ressaltava a importância do cooperativismo no desenvolvimento educacional. “São os pequenos gestos que fazem a diferença. Ninguém cresce sozinho”, finalizou o presidente.

Rolf Steinhaus

Heitor Petry: “São os pequenos gestos que fazem a diferença. Ninguém cresce sozinho”

Também presente na solenidade de abertura, estava o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, que acerca do assunto “Professor como sujeito de transformação social e tecnologias midiáticas”, declarou: “Nada substitui o contato humano. O professor é o mediador do conhecimento e acredito que por mais que as salas de aula evoluam (no sentido tecnológico), o convívio, a troca de olhares, fazem parte do processo de aprendizagem”.

Rolf Steinhaus

Vilmar Thomé: “Nada substitui o contato humano”

Marcaram presença ainda, o vice-presidente da Sicredi Centro-Serra, Ciro Bavaresco, a pró-reitora de Extensão da Unisc, Ana Luiza Teixeira de Menezes, o coordenador do Programa A União faz a Vida na Unisc, César Goes, os prefeitos de Candelária, Rio Pardo, Herveiras, Paraíso do Sul, Sinimbu, além de secretários de Educação e diretores de escolas.

SAIBA MAIS

O Programa A União Faz a Vida é atualmente o maior programa social da Sicredi em nível nacional. Teve início em 1995, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Através de práticas de educação cooperativa, professores da rede municipal cadastrados no programa participam de dinâmicas e atividades que abordam as particularidades da região em seminários e oficinas ministradas pelos gestores do Sicredi e parceiros. Mais de 13 mil educadores estão inscritos atualmente no Programa, que abrange cerca de 160 mil crianças e adolescentes em todo o país.