Durante certo tempo, ocupamo-nos, mais demoradamente, com a Bíblia. Verificamos como ela surgiu e quando surgiu. Verificamos, também, que ela foi escrita num período de aproximadamente mil anos e é composta de 66 livros que foram escritos por diferentes pessoas e em diferentes épocas.
Naquela ocasião alguém disse: eu considero a Bíblia um livro especial, porque sempre encontro nela respostas para as minhas perguntas e dúvidas.
Isto é verdade, pois ela sempre tem, para cada um de nós, uma mensagem especial, atual, que pode servir para quaisquer que sejam as circunstâncias. E existem momentos em que podemos dizer que este livro foi escrito também para você e para mim, para todos nós.
Não sei mais quem foi a pessoa que me enviou um e-mail que falava sobre o mesmo assunto. Relatava ela que, em certo escola, estudava um menino que trazia no rosto uma horrível cicatriz. Ninguém gostava de olhar para ele, pois fiacavam enojados. A cicatriz era realmente muito feia.
Os colegas decidiram procurar o professor da sala e foi decidido que o assunto fosse levado à diretoria da escola.
Chegou-se, então, à seguinte conclusão: o menino não poderia ser excluído da escola, por este motivo. Eles iriam sugerir que o menino fosse sempre o último na entrar na sala e o primeiro a sair.
Todos acharam a idéia ótima e a diretora levou a decisão para o aluno. Ele a aceitou com a condição de que pudesse falar aos colegas para explicar porque ele tinha esta cicatriz tão feia no rosto.
Todos concordaram e, no dia determinado, o menino entrou na sala de aula e começou o seu relato.
– “Não estou com raiva de vocês, pois entendo sua atitude. Mas só gostaria de poder explicar-lhes como cheguei a adquirir esta cicatriz.
Minha mãe era muito pobre e fazia faxinas fora de casa para anos ajudar. Eu tinha por volta de 8 anos.
Éramos 4 irmãos; além de mim havia ainda um de 4 anos, outro de 2 e uma irmãzinha nascida há pouco tempo.
Foi aí que tudo aconteceu. Não consigo explicar, mas de repente a nossa casa pegou fogo. A casa era de madeira
Minha mãe logo correu para o quarto e pegou o irmão mais velho e eu o outro. Levamo-los para fora. Havia muita fumaça e a casa toda começou a pegar fogo.
Minha mãe, desesperada, gritava e queria voltar para dentro da casa, pois minha imâzinha ainda continuava lá dentro. Mas o fogo já era muito forte e as pessoas não deixaram que ela entrasse. Eu, então, decidi entrar, sem ser percebido para buscá-la. Eu não enxergava nada, pois havia muita fumaça e estava muito quente. Encontrei-a enrolada num lençol, chorando muito. Algo caiu sobre o meu rosto e joguei-me sobre ela, protegendo-a com meu corpo. Mesmo sentindo muita dor, consegui trazê-la para fora.
Quero dizer para vocês: podem achar esta cicatariz muito feia. Mas, sempre quando volto para casa, alguém me abraça e me beija, dizendo que esta é a marca do amor”.
Vários alunos choraram sem saber o que dizer ou fazer. E o menino sentou-se no seu lugar. Pois, lá no fundo, todos entenderam que é destas marcas de amor que a Bíblia fala.
A famíla da minha esposa possui uma antiga Bíblia com mais de 400 anos de idade. Quando ela foi impressa, o Brasil tinha apenas poucos anos de descobrimento. Ela pesa quase oito quilos. Um dia tive a oportunidade de manuseá-la, mais demoradamente. E pude constatar que ela foi muito usada. Em muitos lugares existem frases e palavras sublinhadas ou marcadas. Mas podem-se ver também sinais como se fossem de pingos de água. Não são pingos não. São sinais de lágrimas. Alguém, em grande aflição ou sofrimento, abriu este livro, derramou perante Deus o seu coração e buscou nele auxílio e resposta para a vida.
A semente que ela lança no coração daquele que a lê jamais desaparecerá: “seca-se a planta e caem suas flores, mas a palavra de Deus fica para sempre”.
Vale a pena examinar a palavra de Deus. Vale a pena ler, meditar e colocar em prática o que se leu. Façamos a experiência e veremos a recompensa. Pois ela nada mais é do que o próprio Deus falando com a gente.
Avisos
25 – 14h30 – Linha Sete de Setembro
14h30 – Gustavo Adolfo alemão
16h – Bom Pastor alemão
19h – Ap. Pedro (culto gaúcho)
19h30 – Pinheiral (culto de família)
26 – 9h – Martin Luther SC
9h30 – Centro
19h – Centro (instalação P. Márcio)
Lembrete: 02.09, a partir das 8h30, na Comunidade Ap. Pedro, realiza-se o Encontro Intercomunitário de Famílias. Tema: “Família Viva: Alegrias e Dilemas”. O convite está aberto a todos, mas pedimos que seja reservado o almoço, junto à secretaria das suas comunidades.














