Início Destaque Médico Marcelo Carneiro é o homenageado na Semana da Pátria

Médico Marcelo Carneiro é o homenageado na Semana da Pátria

Cerimônia evidenciou a cultura e apontou homenagem aos profissionais da saúde e educação

Início de semana de movimentação intensa na Sede do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) em Santa Cruz do Sul. Isto porque ocorreu, nesta segunda-feira, 16, a cerimônia de Recepção do Fogo simbólico da Pátria, na área interna do Batalhão. A Semana da Pátria terá como tema nacional o Hino Brasileiro e como tema Regional a Força Expedicionária Brasileira e a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial. Já o tema municipal contempla duas importantes e atuantes categorias: Profissionais da Saúde e Educação: Heróis Brasileiros, Exemplos de Luta e Superação. O homenageado da Semana da Pátria, representando os profissionais de ambas áreas é o médico Infectologista e professor, Marcelo Carneiro.
O Fogo Simbólico chegou por volta das 10 horas, vindo do Município vizinho, Venâncio Aires. O acendimento da Pira em solo santa-cruzense foi feito pela prefeita Municipal Helena Hermany e o médico Marcelo Carneiro.

Prefeita Helena Hermany e o Médico Marcelo Carneiro acenderam a Pira na manhã desta segunda-feira, 16

Figura emblemática na luta contra o coronavírus, o infectologista tem sido referência para as gestões dos municípios do Vale do Rio Pardo, desde o que se refere à prevenção, quanto à estratégia para o enfrentamento da pandemia. O responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Marcelo Corá, também presente na ação, ressalta o nome de Carneiro como homenageado. “Ele é um profissional, é um médico que esteve na linha de frente desde sempre, nos orientando desde o começo, muitas vezes sendo uma pessoa que trabalhava no apaziguamento da tensão onde todo mundo estava muito preocupado, tenso. Além de ser o nosso técnico infectologista, ele ainda é um professor universitário, ou seja, ele também teve a relação com a educação afetada. Então se reuniu em uma pessoa simbolicamente essa homenagem para os profissionais da saúde e da educação”. Já Carneiro chama a atenção para o momento e ressalta que o trabalho feito, de forma coerente e profissional, é fruto do comprometimento com a profissão. “Estou há 16 anos em Santa Cruz do Sul, ano passado recebi a indicação de Cidadão Honorário, e agora essa questão de representar os profissionais da saúde e educação na Semana da Pátria. Mesmo sem ter a intenção de estar na mídia, ou em destaque pelo trabalho, sem dúvida essa indicação faz pensar o quanto as condutas e as coisas que faço têm uma representação muito grande. Estou no caminho certo daquilo que eu sei que é o correto a fazer na minha profissão e seguindo o meu coração no sentindo de estar fazendo de acordo com aquilo que eu acredito como médico”.

Corá: “Teremos sete dias de exposição em três partes da cidade, fazendo um circuito para que a população tenha esse contato cultural e cívico”

Programação Semana da Pátria

Referente à Semana da Pátria, que acontece nos sete primeiros dias do mês de setembro, culminando no dia 7 com a comemoração oficial da Independência do Brasil, Corá destaca algumas das ações a serem realizadas pela Prefeitura Municipal. “Queremos dar uma visibilidade da Semana, que ela tenha um circuito estratégico, onde as pessoas que estejam passando pela cidade, indo trabalhar, ou apenas circulando, possam identificar aquele momento com uma semana cívica. Teremos sete dias de exposição em três partes da cidade, fazendo um circuito para que a população tenha esse contato cultural e cívico que é necessário e importante dentro desse momento limitado que estamos, porém, já começando a vislumbrar e torcendo para que a gente possa estar a pleno já no ano que vem”.

Na foto: Infectologista Marcelo Carneiro e o Secretário Municipal de Cultura Marcelo Corá

A pira, acesa nesta segunda-feira, 16, fica sob a guarda do Exército, no batalhão, até o dia 1º de setembro, quando começam as atividades da Semana da Pátria, com o acendimento do fogo simbólico na Praça da Bandeira. A comissão organizadora da Semana da Pátria 2021 é formada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Grupo Escoteiro Santa Cruz – 181, Grupo Escoteiro MacLaren e Grupo Escoteiro Marista São Luiz.