Início Especiais Médico: profissional essencial para nossa saúde

Médico: profissional essencial para nossa saúde

Ana Souza
[email protected]

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, que são essenciais no cuidado com a saúde das pessoas. Exercer o trabalho com confiança faz parte da vida destes profissionais. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Médicos podem ser generalistas, ou seja, atuar em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando se dedicam a alguma área, como endocrinologia, medicina estética, cardiologia e etc.
A data alusiva aos profissionais da Medicina é a mesma do dia de São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão por que se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia do Santo.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
Os conceitos da medicina pouco avançaram depois dos gregos. Durante muito tempo os médicos recorriam à sangria como forma de cura para quase todas as doenças. Apenas no período do Renascimento é que os médicos buscaram explicar as doenças através de estudos científicos e testes de laboratório.
No século 17, William Harvey descobriu o sistema de circulação do sangue. Esta descoberta impulsionou os estudos na área.  No século 19, outra descoberta iria revolucionar a medicina. O microscópio acromático. Com esta invenção, Louis Pasteur conseguiu um enorme avanço para medicina, ao descobrir que as bactérias são as responsáveis por grande parte das doenças.
 Atualmente a medicina dispõe de inúmeras técnicas e tratamentos para os mais diversos tipos de doença. Pesquisas avançadas em genética, aliadas a tecnologia de ponta contribuem para que a medicina tenha cada vez mais sucesso em sua missão: salvar vidas. Mas nada disso seria possível sem a figura do médico. É ele quem identifica os sintomas, escolhe o tratamento e medicação mais indicada, aplica seu conhecimento na busca de uma melhor qualidade de vida para seus pacientes.

Fotos: Divulgação/RJ

Médicos são responsáveis por cuidar da saúde das pessoas

Uma data muito especial

“O dia 18 de outubro é uma data muito especial para o Hospital Santa Cruz (HSC). É um momento para homenagear o profissional médico que tem importante papel no sucesso da instituição e na qualidade dos serviços por ela prestados.O Hospital Santa Cruz parabeniza neste dia não só o seu corpo clínico altamente qualificado e que tem agregado anualmente novas tecnologias e novos procedimentos em prol da saúde da comunidade da região, mas também os médicos com alto padrão técnico e humano aqui formados, em conjunto com o curso de Medicina da Unisc.”

Doutor Leandro Muller, Diretor Técnico do Hospital Santa Cruz e professor do curso de Medicina da Unisc

Curso de Medicina: foco na visão geral e formação integral

O Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – sob coordenação da professora Doutora Susana Fabíola Mueller – pretende formar o profissional com uma visão geral e formação integral, por meio de uma práxis interdisciplinar em diferentes níveis, capacitando-o nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva), a partir de situações de atuação nos diferentes contextos de atenção à saúde
O profissional egresso do Curso de Medicina tem a possibilidade de atuação nos seguintes campos: Estratégias de Saúde da Família e Comunidade, Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Clínicas e Ambulatórios, Consultório Médico próprio, Órgão Governamentais, Auditorias e Perícias, Centros de Pesquisas, Universidades e Escolas.
No perfil do concluinte, as competências e habilidades são, basicamente, aquelas determinadas pelas Diretrizes Curriculares homologadas pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES N° 4, de 7 de Novembro de 2001). O Curso de Medicina pretende formar o profissional com uma visão geral e numa perspectiva integral, por meio de uma práxis interdisciplinar em diferentes níveis, capacitando-o nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva), a partir de situações de atuação nos diferentes cenários de atenção à saúde.

DIFERENCIAIS

O projeto do Curso de Medicina tem como matriz do desenvolvimento curricular as necessidades de saúde dos indivíduos e das populações referidas.  Mais ainda: vincula, através da integração ensino-serviço, a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS. Dessa forma, assumindo responsabilidade crescente como sujeito político, com seu grau de autonomia, a UNISC procura inovar na concepção e na organização do curso.  A conseqüência disso é um projeto curricular que não se apresenta pronto e acabado, mas sim construído continuamente, na ação e reflexão dos sujeitos envolvidos. Neste enfoque, o projeto pedagógico está centrado no aluno como sujeito da aprendizagem, com a abordagem interdisciplinar nos diferentes Módulos Temáticos Interdisciplinares. Assim é possível estabelecer senso de responsabilidade social quanto à saúde coletiva, influenciando a tomada e o desenvolvimento de atitudes transformadoras do meio social.

Divulgação/Assessoria de Comunicação Unisc

Profissionais egressos no curso de Medicina tem a possibilidade de atuação em diversos campos da saúde