Início Geral Meio ambiente | Lançado programa que incentiva proteção de nascentes do Rio...

Meio ambiente | Lançado programa que incentiva proteção de nascentes do Rio Pardinho

PSA terá sua abrangência inicial no Distrito de Rio Pardinho e deve contemplar, neste primeiro ano, 25 propriedades rurais

Iniciativa é baseada no princípio do protetor-recebedor, que concede ao produtor
rural um estímulo financeiro
Jaime Fredrich

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Unisc, coloca em execução o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), uma iniciativa destinada a proteger as nascentes do Rio Pardinho – manancial que dá sustentação ao abastecimento de mais de 60 mil economias urbanas do município. O lançamento aconteceu no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Travessão Dona Josefa na tarde de segunda-feira, 5, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O PSA terá sua abrangência inicial no Distrito de Rio Pardinho e deve contemplar, neste primeiro ano, 25 propriedades rurais que estão localizadas na sub-bacia hidrográfica do Rio Pardinho. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Antônio Cechinato, os recursos são provenientes do Fundo de Gestão Compartilhada do Município com a Corsan e o gerenciamento técnico será feito pela Unisc. A operacionalização será realizada com apoio de entidades parceiras, como Afubra, Emater, Comitê Pardo, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico e outras que possam vir a se somar.

A iniciativa é baseada no princípio do protetor-recebedor, que concede ao produtor rural um estímulo financeiro para implementar em sua propriedade práticas conservacionistas que contribuam para a melhoria do ecossistema. A adesão é voluntária. Eles ainda receberão suporte em assistência técnica para projetos de proteção das nascentes e matas ciliares que favoreçam a infiltração de água no solo e consequente recarga do lençol freático.

A coordenação técnica do PSA em Santa Cruz do Sul ficará a cargo do engenheiro ambiental Marcelo Kronbauer, que é professor da Unisc. No evento, ele explicou que, em um primeiro momento, será feita a busca pelas nascentes, aferição do nível de degradação e levantamento de ações que podem ser executadas para a proteção das áreas e recuperação a longo prazo. Capacitações sobre melhores práticas agrícolas e ações de educação ambiental nas escolas também estão planejadas. “Os produtores rurais são a peça principal deste trabalho conjunto, que trará benefícios para todo o ecossistema e a qualidade de vida da comunidade em geral”, ressaltou.

Presente no ato de lançamento, a prefeita Helena Hermany destacou que o PSA é um projeto-piloto, executado pela primeira vez em Santa Cruz do Sul, e que o município almeja implementar outros programas deste tipo a partir da análise dessa primeira experiência. “O meio ambiente é uma preocupação do presente que deve fazer parte da vida de todos nós”, disse.

A localidade de Travessão Dona Josefa será a precursora pelo seu potencial latente de recuperação. Serão realizadas visitas a propriedades rurais para diagnóstico das áreas prioritárias para implantação do PSA com maior potencial e necessidade de intervenções. Posteriormente, as equipes farão análise de parâmetros físico-químicos e biológicos da qualidade da água em pontos estratégicos. Para o futuro, vislumbra-se a ampliação gradual para toda a Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.