Início Geral Meio Ambiente | Santa Cruz enfrenta desafios na reciclagem de resíduos sólidos

Meio Ambiente | Santa Cruz enfrenta desafios na reciclagem de resíduos sólidos

5ª edição da Semana Lixo Zero, será realizada até o dia 29 deste mês

Prefeita Helena destacou a mudança cultural das últimas décadas com relação à preservação do planeta
Isadora Oliveira

Santa Cruz do Sul precisa fazer a lição de casa. Exemplo em muitas iniciativas, o município está a desejar quando o assunto é lixo. Mesmo após a coleta seletiva ter sido ampliada pela prefeitura para alcançar toda a zona urbana, o índice de reciclagem fica na casa dos 2,6% – bem abaixo da média nacional, que hoje é de 4%. Esse e outros desafios estarão em pauta durante a 5ª edição da Semana Lixo Zero, que acontece até o dia 29 deste mês.
Os números foram trazidos durante a exposição do primeiro painel, que ocorreu hoje pela manhã no auditório da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI). A diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Josiane Luíza Frantz, detalhou o panorama de gestão de resíduos sólidos do município e apresentou números que servem de alerta para uma mudança de comportamento. “Em 2022 o custo por habitante com a gestão dos resíduos sólidos foi de R$ 105,74 e este ano chegamos a R$ 112,59, o que mostra que está aumentando ao invés de diminuir”.
Para o titular da pasta e presidente da ACI, César Cechinato, os números não são motivo de orgulho para Santa Cruz, que trabalha para mudar essa realidade. “Somos exemplo para o Rio Grande do Sul e para o Brasil em muitas pautas, queremos ser também na área da sustentabilidade, na destinação correta dos resíduos sólidos e ainda transformar o lixo em um grande negócio”, disse.
Ao participar da abertura, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, destacou a mudança cultural das últimas décadas com relação à preservação do planeta. “A minha geração não teve toda essa conscientização que existe hoje e por causa disso deixamos um saldo negativo”, ressaltou. Porém o futuro, na sua visão, tende a ser promissor nas mãos das novas gerações. “Estamos deixando um legado importante ao orientar e ensinar nossas crianças a cuidar melhor do meio ambiente. Hoje não vemos mais ninguém abrir a janela do carro e jogar um papel no chão e isso mostra o quanto avançamos”.
Para a embaixadora do ILZB em Santa Cruz, Débora da Silva, apesar dos inúmeros desafios pela frente, há motivos para celebrar. “Chegar na quinta edição da Semana Lixo Zero é um marco muito significativo. Foi muito difícil juntar um time lá em 2019 e hoje vemos esta sala cheia de pessoas que acreditam nesse movimento”, comemorou. Segundo ela, nos últimos cinco anos foram mais de 200 ações em eventos diversos, mais de 20 voluntários engajados nas atividades, 22 patrocinadores, mais de 80 instituições envolvidas, mais de 10 drive-thru realizados, mais de 50 mil visualizações nas redes sociais e mais de 100 mil pessoas que receberam informações e participaram das atividades.
Promovida pelo Coletivo Lixo Zero do município e Instituto Lixo Zero Brasil (ILBZ), a iniciativa conta com apoio da prefeitura e da ACI.