Início Saúde Meningite meningocócica pode levar a graves consequências

Meningite meningocócica pode levar a graves consequências

Conheça os fatos sobre a Meningite Meningocócica:
• É uma doença grave que pode levar a óbito em 24 a 48 horas;
• Um em cada cinco casos pode levar a consequências graves como amputações, surdez ou cicatrizes;
• Aproximadamente duas em cada 10 pessoas acometidas vão a óbito, no Brasil;
• A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença e está disponível nas redes pública e privada. Outras formas de prevenção incluem: manter os ambientes ventilados e limpos e evitar aglomerações.

Você sabe a importância de proteger seu filho contra os cinco tipos (A, B, C, W e Y) que mais causam a meningite meningocócica?

O que é doença meningocócica?

A doença meningocócica é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção na corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.

Como é transmitida?

A bactéria causadora da doença pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, da tosse ou de espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmiti-las para outras pessoas.

Quem está em risco?

A doença meningocócica pode afetar pessoas de qualquer idade, mas afeta principalmente bebês, crianças em idade pré-escolar e jovens.

Quais os sintomas?

Os sintomas da doença meningocócica podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente. Os sintomas mais comuns da meningite são pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito. Em crianças, esses sintomas podem ser difíceis de serem percebidos ou podem não estar presentes. Em vez disso, a criança pode parecer lenta ou inativa, irritada, apresentar vômitos e falta de apetite. Uma forma mais grave de doença meningocócica é a septicemia (infecção da corrente sanguínea), caracterizada por erupções roxas escuras e danos rápidos à corrente sanguínea e aos órgãos. Mesmo quando a doença é diagnosticada precocemente e o tratamento adequado é iniciado, os infectados podem vir a falecer, muitas vezes dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas. Se não tratada, a doença meningocócica pode ser fatal e resultar em danos ao cérebro, perda auditiva ou deficiência nos sobreviventes.

Como proteger seu filho?

Existem diferentes vacinas contra os cinco principais sorogrupos causadores da doença meningocócica (A, B, C, W e Y) no Brasil. Vacina Meningocócica ACWY e Vacina Meningocócica B. O tratamento com antibiótico (quimioprofilaxia) para quem esteja em contato próximo com pessoas infectadas pode diminuir o risco de infecção.

Onde se vacinar?

A Clínica Imuniza oferece vacinas contra meningite meningocócica com valor promocional. O espaço está localizado na Rua Galvão Costa 86. Telefone para contato é (51) 9 9636-0087. Consulte a Clínica Imuniza para maiores informações.