Início Geral Mercur 98 anos: as práticas de uma gestão em movimento

Mercur 98 anos: as práticas de uma gestão em movimento

Companhia santa-cruzense mantém constante o processo de transformação e evolução das suas ações

A Mercur, empresa das áreas de saúde e educação, completa 98 anos neste dia 11 de junho. Sua trajetória tem as marcas das transformações dos tempos e a necessidade permanente do processo de construção, a partir de conceitos e práticas que vão além dos objetivos econômicos. No seu DNA estão os valores humanos, amparados em uma gestão estratégica articulada com objetivos de negócios e a sustentação da vida.


“Com as transformações da empresa mantemos a saúde econômica e financeira, e investimos na responsabilidade social e ambiental”, enfatiza Jorge Hoelzel Neto, facilitador da Mercur. “Não é um trabalho que se faz do dia para a noite. É um processo que não tem fim. É um processo em adquirir conhecimento e transformá-lo na caminhada”, acrescenta.


A busca diária por um mundo de um jeito bom para tudo e todos evidencia a importância do protagonismo das pessoas e seus coletivos, onde a cocriação é uma ferramenta para construção de decisões que possibilitam o surgimento de uma nova geração de produtos, serviços e relacionamentos. As soluções da Mercur deixaram de se basear apenas em movimentos de mercado para se centrarem também nas necessidades humanas. Um exemplo disso são os recursos de tecnologia assistiva desenvolvidos para atender as pessoas com deficiência. Foi através de conversas, diálogos, trocas e momentos de cocriação com esse público, seus familiares, profissionais da educação e saúde e técnicos da empresa que surgiram os primeiros produtos.

Momento de cocriação, ferramenta fundamental e eficaz para o desenvolvimento de produtos


Esses recursos auxiliam as pessoas que possuem mobilidade reduzida e ou algum tipo de deficiência a realizarem tarefas do dia a dia. Débora, uma menina que vive com paralisia cerebral, epilepsia de difícil controle e autismo, é uma das beneficiadas pelos produtos. Segundo sua mãe, Aline Cavalli, ela enfrentava dificuldades para segurar objetos. Ao participarem de uma oficina da Mercur, elas conheceram alguns recursos de tecnologia assistiva, como fixadores em tira – feito em borracha natural, que possibilita pessoas com dificuldade de preensão a segurarem objetos.


Foi assim que pela primeira vez a menina conseguiu pegar itens como lápis, canetas e cola, coisas que até então não tinha conseguido segurar. Aline também ajudou na elaboração de formas de identificação dos diferentes tamanhos e regulagens da tira fixadora. “Se cada versão tivesse uma cor própria, facilitaria para encomendar ou sugerir o item para outras pessoas. Assim, em vez de dizer ‘compra o de 20 cm’, poderíamos dizer ‘compra o verde’”, recorda a mãe de Débora sobre a proposta que foi incorporada à versão final do produto.


“A inovação é um valor presente em toda a história da empresa, desde a sua origem e mais intensamente na última década, onde o processo de renovação da gestão e do portfólio passou por um movimento ainda mais profundo, buscando equilibrar a atuação da empresa a partir de pilares econômicos, humanos, sociais e ambientais”, observa Fabiane Lamaison, facilitadora de Coordenação da Mercur. Hoje, com processos mais consolidados na área de responsabilidade socioambiental, a empresa busca a inovação em suas ações internas, nos negócios nas áreas de saúde e educação.


São diversos os exemplos de inovação e a busca na redução do impacto ambiental, como a construção da usina fotovoltaica, que suprirá 50% de toda a energia utilizada pela empresa, ou seja, uma geração de 1,18 MWp. Ou ainda, desde 2015, a Mercur é uma empresa carbono neutro, garantindo o compromisso ambiental na sua cadeia de transporte de matérias-primas e produtos. Também investe nas comunidades locais em que atua e passou a produzir nacionalmente produtos da linha de apoio, como a muleta canadense fixa e as novas bengalas. A nacionalização da produção é um direcionador estratégico, no qual, atualmente, 88% dos produtos são nacionais.


Dessa forma, a inovação extrapola os conceitos de gestão e práticas de negócios. É um processo de evolução constante, com indicadores, metas e movimentos, que é possível dimensionar em etapas e tempos. “O mais importante é a caminhada e a busca atenta para criar condições de estar sempre evoluindo”, define Fabiane. Para conhecer mais sobre a Mercur e a Tese de Inovação acesse o site www.mercur.com.br.