Início Educação Mês da Mulher: Primeira edição do Gurias na TI no Gauten motiva...

Mês da Mulher: Primeira edição do Gurias na TI no Gauten motiva estudantes da rede municipal

Nataly e Monike, alunos da Emef José Leopoldo Rauber, estavam entre as estudantes que participaram da primeira edição do Gurias na TI
Fotos: Jaime Fredrich

No mês dedicado às mulheres, o Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sediou um evento totalmente voltado ao público feminino, e em uma área que geralmente tem predomínio do público masculino: Tecnologia da Informação.

Denominado Gurias na TI, o encontro, voltado para estudantes da rede municipal, ocorreu no Palco 360° e contou com a presença de quatro escolas: As Emefs José Leopoldo Rauber, Harmonia , Menino Deus e Normélio Boettcher, que levaram até o local alunos do 9º e 8º anos.

A prefeita Helena Hermany prestigiou o início do evento, conversou com os estudantes e afirmou seu compromisso em dar oportunidade aos jovens. “O complexo Gauten é uma estrutura que disponibilizamos também como espaço de formação e aprendizado. E aqui podemos desenvolver muitos projetos, como a parceria que está acontecendo hoje, e que com certeza vai oferecer uma série de possibilidades a estes jovens que logo precisam fazer sua escolha profissional”, disse a prefeita.

Na sequência, o proprietário da empresa Ideologic Software, Eduardo Kroth, também se pronunciou. “Na mesma linha da gestão municipal, nós também temos a preocupação com a formação dos jovens. E percebemos que há uma carência muito grande de meninas na área de TI, e isso é um problema global. Por isso vamos ter aqui quatro mulheres, três delas funcionárias da nossa empresa, que vão desenvolver uma dinâmica que vai mostrar que o público feminino pode também ocupar seu espaço na área de TI”, declarou Kroth.

Na sequência, também se pronunciaram os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, e de Educação, Wagner Machado, além do professor responsável pelo Núcleo Tecnológico Municipal, Maurice Brandão. A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, também prestigiou o evento.

Curiosas em aprender um pouco mais na área de tecnologia, as estudantes da Emef José Leopoldo Rauber, Nataly Borges, de 15 anos, e Monike Kist, de 14, aprovaram a iniciativa. “A gente sempre quer aprender um pouco mais. Tem muita coisa que a gente acha que sabe, mas na área da computação sempre tem muitas novidades o tempo todo”, disse Nataly.

Vice-diretora da Emef Rauber, a professora Geórgia Pinheiro de Sá Silva, que acompanhou a turma do 9º ano, elogiou a ação. “Nas aulas de informática na escola, se fala muito sobre o assunto. Por isso é importante nossos estudantes terem a oportunidade de buscarem novos conhecimentos, porque é uma área que eles gostam”, afirmou a professora.

Vice-diretora Geórgia: “Tecnologia é uma área que os estudantes gostam”

A programação contou com a exposição de painelistas mulheres que atuam no setor – Zuleiga Glauche, profissional sênior, com atuação em programação, análise de sistemas e coordenação de setor de TI; Karine Wildgen, líder de projetos, Product Owner e Customer Success; Sahra Regnet, analista de Qualidade de Software e professora de curso técnico; e Laura Pilon, programadora júnior.

A primeira edição do Gurias na TI no Gauten foi uma realização da prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Educação, em parceria com a empresa Idealogic Software. A ação também integra o programa de prevenção à violência, Pacto Santa Cruz pela Paz.