Início Economia Missão do RS identifica potencialidades de negócios

Missão do RS identifica potencialidades de negócios

A missão internacional organizada pela Cotrijal com o objetivo de abrir novos mercados para o agronegócio gaúcho e ampliar convites para a participação de delegações estrangeiras na XIV Expodireto, que acontece em março do próximo ano, no município de Não Me Toque, encerra seu roteiro nesta quarta-feira (21), em Dubai, depois de passar também por Tóquio.
Chefiada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o grupo conta, ainda, com as participações do vice-presidente do Banrisul, Flavio Lammel, do diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann, do gerente da Cotrijal, Enio Schroeder, e dos organizadores da missão, Mariana Mânica, diretora da Open5 e Evaldo Silva Junior, diretor da Via Marketing Brasil.
Nesta terça-feira (20), em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o grupo visitou as feiras The Speciallity Foods Festival, SeaFex e Sweets and Snacks. A comitiva foi recebida, também, no escritório da ApexBrasil pelo diretor do Centro de Negócios para o Oriente Médio, Sidney Alves Costa, em reunião conjunta com a Embaixada do Brasil, da qual participou o Conselheiro Chefe do Secom da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Wilson Dockhorn Jr.
Mainardi disse estar otimista com os resultados obtidos até agora. Segundo ele, no Japão, onde o grupo participou da Feira Agri Innovation 2012, estabeleceu-se um bom canal de conversação que pode resultar em importantes avanços para a exportação de produtos gaúchos oriundos das cadeias produtivas do setor primário. “Fizemos uma boa reunião com o Embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, que pode vir a ser nosso grande parceiro na promoção dos produtos gaúchos”, justificou o secretário.
Ainda de acordo com Mainardi, integram a pauta das conversações iniciais produtos como o vinho, madeira de acácia e o arroz. O secretário vislumbra, ainda, a possibilidade de vencidas as barreiras que restringem as exportações de carne suína de Santa Catarina para o Japão, será possível buscar a inclusão deste produto e da carne gaúcha.
Ao comentar a segunda etapa da missão, em Dubai, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que foram identificadas as potencialidades do agronegócio gaúcho para o Oriente Médio, como frango, carne bovina, e principalmente produtos premium. “Tivemos uma sinalização positiva da participação de importadores do Oriente Médio na Expodireto Cotrijal 2013, e estamos abrindo canais de oportunidades para o agronegócio gaúcho como um todo”, comenta.