Início Cultura Momento cultural | Quando a educação e a arte se encontram

Momento cultural | Quando a educação e a arte se encontram

Estudantes da Escola Educar-se vivenciam mais uma edição do Café Literário

Evento reuniu estudantes em torno da literatura romântica – Foto: Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

A Escola Educar-se realizou na terça-feira, 9, mais uma edição do seu Café Literário. Em seu terceiro ano, o evento dedicou-se, desta vez, ao estudo e à representação de obras do período literário brasileiro do século 19, conhecido como Romantismo. Inspirada em uma viagem ao passado histórico e ao imaginário de grandes autores, a atividade transformou o ambiente escolar em um espaço de convivência e criatividade cultural conjunta, em que literatura, arte e história se encontraram.

Conforme a professora de Literatura e Língua Portuguesa, Catiussia Martin, a atividade transforma leituras obrigatórias para processos seletivos em um momento de interação entre alunos e professores, envolvendo arte, literatura e interpretações. A proposta reuniu estudantes do segundo ano do Ensino Médio, que deram vida a personagens clássicos da literatura em uma dinâmica teatral, com caracterização, objetos e costumes antigos.

Divididos em grupos, os estudantes interpretaram as diversas obras e personagens do Romantismo brasileiro, em especial do autor José de Alencar. Como explica a professora Catiussia, o escritor cearense é um dos principais nomes do período, e sua obra abrange aspectos culturais do país com diversidade e profundidade.

A educadora ressalta que os livros do autor têm o potencial para iniciar debates e reflexões sobre várias temáticas e identidades nacionais presentes: “Unindo teoria com prática, o Café Literário é um momento em que a palavra ganha vida. Os alunos encenam e interpretam esse período literário, aproximando-se da ideia da liberdade, pátria, amor e esperança. Queremos, também, que os alunos mergulhem nas obras e percebam relações de conflitos do século XIX, da abolição da escravatura, da idealização da mulher, etc..”

O evento contou ainda com um time de jurados, formado por alunos, ex-alunos e profissionais especializados na área. Para o estudante Leonardo Boscaini, que interpretou a narrativa do livro “O Gaúcho”, de José de Alencar, o momento agrega muito conhecimento, tanto para vestibulares e Enem quanto para a leitura de obras: “Autores como José de Alencar, Gonçalves Dias, são nomes muito importantes da época e do estudo da literatura atualmente. O evento virou agora uma tradição da escola, e é muito legal poder participar do evento e poder compartilhar com todos os meus amigos”.