Início Geral MTG promoveu painel artístico no município

MTG promoveu painel artístico no município

Alyne Motta
[email protected]

Domingo, para muitos, é dia de dormir um pouco mais, fazer um churrasco em família e aproveitar o dia para descansar. No último, 30 de março, mais de 300 tradicionalistas deixaram o descanso de lado e vieram até Santa Cruz do Sul para debater as modalidades do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart).
Realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o painel artístico serviu para apresentar a equipe de trabalho e trazer a metodologia que será aplicada este ano no maior festival de arte amadora da América Latina, que tem sua fase final nos dias 14 a 16 de novembro, no município.
Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, o encontro visa tirar dúvidas dos tradicionalistas que concorrem e trabalham para o Enart. “Não vamos ensinar ninguém a dançar porque isso não é um curso. Vamos tirar dúvidas que acabam surgindo ao longo do trabalho”, declarou Savaris
Toda a parte artística do Enart foi trabalhada durante o dia, partindo da modalidade de Danças Tradicionais, que é a mais competitiva, até dança de salão, declamação, intérprete solista, chula, entre outras. “Tiramos a parte literária e a cultural. O resto foi apresentado aqui”, complementou o presidente do MTG.

Ricardo Wendland

Painel artístico reuniu cerca de 300 tradicionalistas em Santa Cruz do Sul

MOSTRANDO SANTA CRUZ
Para o coordenador da 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede em Santa Cruz do Sul, Luiz Clóvis Vieira, trazer eventos do MTG para o município é uma forma de mostrar a cidade e seu potencial turístico. “Estamos na região central do estado em uma posição geográfica favorável para todos”, revela o coordenador.
Esta é a segunda vez que o município recebe o evento, que já aconteceu em 2010. “Cada vez mais estamos conseguindo esta aproximação com o MTG, mostrando que esta gestão está realmente disposta a realizar um trabalho em conjunto”, acrescenta Vieira. Com base nisso, a 5ª RT entregou um ofício pedindo a realização da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) de 2015 em Santa Cruz do Sul.
O coordenador destaca que o trabalho está sendo feito junto com a administração municipal. “O prefeito e os secretários acreditaram em nosso projeto e estão dispostos a realizar este evento no município, mostrando que a cidade tem condições de receber tradicionalistas em diversas épocas do ano, não somente no Enart”, finalizou.

Divulgação/5ª RT

Coordenador (C) entregando o ofício que solicita a realização da Fecars em Santa Cruz do Sul