Início Geral Mudanças de hábito | Mais atividade física e menos sedentarismo

Mudanças de hábito | Mais atividade física e menos sedentarismo

Mercado fitness oferece opções diversificadas para manter o corpo e a mente em equilíbrio

Prática regular é importante, mesmo que em períodos mais curtos
Fabrício Goulart

Fabrício Goulart
[email protected]

Atividade física pode parecer um desafio para quem cultiva hábitos sedentários, mas especialistas reforçam: nunca é tarde para começar. A prática regular de exercícios, mesmo em pequenas doses, é capaz de prevenir e tratar doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, além de melhorar o sono, reduzir o estresse e trazer mais disposição para a rotina.

O ponto de partida não é a intensidade, mas a constância. Conforme a coordenadora do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Miriam Beatris Reckziegel, a prática de atividade regular é importante, mesmo que sejam períodos curtos. “Fazer um pouco a cada dia é melhor do que fazer no final de semana, por duas ou três horas”, pontua.

A professora elenca três dicas para quem quer começar. A primeira – muito importante –, é iniciar devagar e com atividades leves. “De repente uma caminhada curta e ir aumentando gradualmente”, diz. A segunda dica vem a partir disso, que é estabelecer metas realistas – não precisa fazer uma maratona de início. Por fim, a terceira, é escolher atividades que goste e sejam prazerosas: “Porque a motivação é uma questão muito importante para o início da atividade”.

No caso de dúvida, ela aconselha procurar um profissional de Educação Física, já que mesmo diante das preferências individuais, há atividades mais indicadas para iniciantes. “Todo mundo pode fazer exercício, só que existe o certo para a pessoa certa. A partir de uma avaliação, de uma identificação das limitações e possibilidades de cada pessoa, há como prescrever um exercício apropriado para essa pessoa”, pondera.

Para Miriam, o resultado não vem apenas do tempo dedicado ao treino. “A cultura é: um dia de cada vez se constrói jornadas e conquistas reais. Viver bem é mover-se bem, e mover-se bem é escolha e conquista”, pontua.

Pilar da longevidade

A médica do esporte Maíra Maccari Strassburger destaca que atividade física é um dos pilares mais importantes para a saúde. De acordo com a profissional, há grandes estudos na literatura que mostram redução de ansiedade, melhora do sono e melhor controle das emoções em praticantes de exercício físico: “Movimentar o corpo é fundamental não só para viver mais, mas para viver melhor”.

De acordo com a profissional, quanto antes começar, melhor. Contudo, há tempo. Segundo ela, manter a massa muscular preserva a autonomia. “Esquecemos que precisamos de força, por exemplo nas coxas, para conseguir levantar da cama”, lembra. A médica destaca que os estudos mostram que mesmo quem inicia os exercícios na maturidade já colhe esse e outros benefícios importantes: “Melhora da força, equilíbrio, mobilidade, redução do risco de quedas, além de ganhos na saúde cardiovascular e na qualidade de vida”.

Alimentação equilibrada

Um ponto importante quando se fala em atividade física é a alimentação, aliada fundamental na mudança de vida. Para a médica do esporte, alimentação equilibrada, sono de qualidade e controle do estresse completam a saúde plena. “Sem esses cuidados, os resultados do treino ficam limitados. E aqui cabe bem a regra de Pareto, o 80/20: muitas vezes 20% dos nossos hábitos são responsáveis por 80% dos resultados”, pontua.

A professora Miriam também destaca alguns pontos. De acordo com a profissional, uma pessoa que não mantém uma alimentação adequada, apresentará mais dificuldade na recuperação muscular: “A alimentação é a nossa energia para conseguir ter os nutrientes necessários para os exercícios. E o consumo de proteínas, por exemplo, auxilia na recuperação muscular e no ganho de massa”.

Academia aposta no público feminino

Dentre as diversas opções de academias que Santa Cruz do Sul oferece, há inclusive as segmentadas à terceira idade e ao público feminino. A educadora física e empresária Simone Scholz – que empresta o nome ao local – trabalha exclusivamente com mulheres. “Tenho muitas que vêm de uma rotina mais sedentária, que estão buscando melhorar a qualidade de vida, do sono e da saúde. Muitas por recomendação médica ou porque pensam no futuro, no envelhecimento”, afirma.

O espaço completa 13 anos e o atendimento é feito de forma personalizada, com um número determinado de alunas por horário. “O diferencial de uma academia voltada exclusivamente ao público feminino é como elas se sentem aqui dentro. As atividades são voltadas mais para o público feminino”, acentua.

Além de musculação, o local oferece aulas de pilates, ginástica localizada, ritmos, circuito funcional, jump e kangoo. Além disso, a partir de outubro haverá bike indoor. De acordo com a empresária, há muita gente que vai também por recomendação médica ou já pensando na velhice. “Hoje as pessoas estão buscando muito isso: a saúde e o futuro”, enfatiza Simone.

Treinos em grupo

Treinos específicos, muitas vezes em grupos, são uma das possibilidades que acabam estimulando uma rotina mais ativa. O proprietário da Kohr Fitness, Jeferson Mandler, explica que o local oferece diferentes modalidades – treinamento funcional por fases, circuito funcional, bootcamp, cap, power gap e jump –, que são alternativas eficientes, pois trabalham movimentos voltados para o dia a dia. “A pessoa que precisa melhorar a mobilidade, porque fica muito tempo com tecnologia, como celular ou televisão, ou que possui uma postura inadequada”, explica.

As opções oferecidas no espaço trazem alguns elementos do cross training, mas se diferem. O foco lá não é o trabalho individual de um músculo, como em uma academia tradicional: “O aparelho serve para fazer hipertrofia, conseguindo isolar o músculo. Aqui não queremos isolar nada, mas sim que um trabalhe com o outro, integrando o corpo inteiro, desde o tornozelo até o ombro.”

Cross training foca no trabalho integrado

Nos últimos anos, o cross training deu um salto de popularidade no Brasil. De acordo com os adeptos, é um dos métodos de treinamento mais completos que existem. A proposta é: desenvolver de forma integrada diferentes capacidades físicas, como resistência muscular e cardiorrespiratória, força e velocidade, além de coordenação motora, agilidade e consciência corporal.

Conforme a equipe de treinadores da Arya Training, o treino é estruturado em três etapas. O aquecimento prepara o corpo para os estímulos seguintes. Em seguida, o bloco de força e/ou técnica trabalha movimentos de forma isolada, sem máquinas, para fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ensinar exercícios específicos de levantamento de peso ou ginástica. Por fim, o chamado Desafio do Dia – a parte mais dinâmica – foca no condicionamento físico e reúne diferentes combinações de movimentos, cada dia com um objetivo diferente.