Início Educação Muita pesquisa e criatividade na 4ª Mostra de Trabalhos Científicos

Muita pesquisa e criatividade na 4ª Mostra de Trabalhos Científicos

EVERSON BOECK
[email protected]

Muita pesquisa e criatividade foram os principais ingredientes que fizeram da 4ª Mostra de Trabalhos Científicos da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira um grande sucesso. O evento aconteceu no ginásio da escola na tarde da última sexta-feira, 28 de setembro, apresentando 81 trabalhos – 70 de estudantes de 1° ano a 8ª série do Ensino Fundamental e 11 por alunos do Ensino Médio.
Segundo a diretora da Escola, professora Elisabete Dreher, este tipo de atividade proporciona muitos pontos positivos para os alunos. “Uma das vantagens é motivar a desinibição, pois eles vão ter que aprender a falar para um público que não conhecem, como pais, professores que não trabalham com eles e outros alunos da escola; além disso, aprendem a metodologia científica, mesmo que simplória, isto é, o estudante vivencia a situação de ter um problema e ter que pensar numa forma de executar o trabalho para tentar responder àquele problema”, comenta.
Para a diretora, este tipo de atividade desperta nos alunos a curiosidade e a vontade do saber. “A pesquisa, desperta nos estudantes a curiosidade, que é motivada pela busca às respostas. Isso é muito bom porque eles têm vontade de querer saber cada vez mais”, enfatiza. Os melhores trabalhos poderão participar de uma mostra municipal, este mês. O evento foi coordenado pelas professoras Marli Neumann, Ires Tatsch e Janete Tworkowski.
Os trabalhos científicos mostraram curiosidades sobre diversos assuntos como meio ambiente e reciclagem. O grupo das alunas Marciele Bastos, Eduarda Nyland e Paula Lewis, da 8ª série, apresentaram o trabalho “Cola de gasolina com isopor”. “Esta cola de isopor reciclada é maleável quando mole, tem uma ótima aderência em qualquer superfície e é impermeável. Ideal para reparos de canos, telhados, entre outros”, explica uma das alunas.
Já os alunos estudantes do 6º ano, Gilmar Struk Suawski, Lyon Thumé e Gustavo Rauber, apresentaram uma experiência que explica como funciona a eletricidade. Também do 6º ano, as alunas Natalia Helfer, Nathalia Cassabone e Sofia Lopes fizeram um trabalho que mostra a importância dos diversos tipos de aquecedor solar.

FOTOS: EVERSON BOECK

Alunos mostraram curiosidades sobre diversos assuntos como
meio ambiente e reciclagem


Alunas Marciele Bastos, Eduarda Nyland e Paula Lewis apresentaram
o trabalho “Cola de gasolina com isopor”


Experiência dos estudantes do 6º ano, Gilmar Struk Suawski, Lyon Thumé
e Gustavo Rauber explica como funciona a eletricidade