Início Educação Muito mais leitura com o Sesc

Muito mais leitura com o Sesc

Alyne Motta
[email protected]

Manoel Wenceslau Leite de Barros, ou simplesmente Manoel de Barros, é um poeta mato-grossense do século XX. Nascido em Cuiabá, em 1916, pertence cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao período do Modernismo brasileiro, surgido a partir de 1922.
Situado mais próximo das vanguardas europeias do início do século, da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade, Manoel de Barros recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários.
Em sua obra, Manoel de Barros se propõe a desenhar imagens com as palavras. E é partindo desta ideia que se desenvolve o Sesc Mais Leitura, um encontro com alunos e professores de literatura das escolas. Santa Cruz integra as atividades, que acontecem dias 6 e 7 de junho, ministradas por Lia Motta.

Divulgação/RJ

Obra do poeta será trabalhada nas escolas

A proposta é, a partir da observação das miudezas ao redor, fazer poesia. Sem a preocupação com métrica ou rima, apenas focado na criação de imagens literais. O objetivo destes encontros é criar um ambiente poético na sala de aula, na tentativa de afastar a poesia do lugar velho e empoeirado ao qual foi colocada pelas escolas.
Por meio de diversos jogos lúdicos, o encontro busca trazer a poesia ao seu espaço de direito e iluminá-la com o brilho dos olhos de quem consegue ver e ouvir através dos versos. Os encontros acontecem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h15, nas escolas Alfredo Kliemann, Ernesto Alves e Rosário.