Tantas e mais tantas mulheres vivem sozinhas, A maioria diz que estão sós por opção. Até acredito, mas penso que praticamente todas estão nesta condição por ainda não terem encontrado alguém especial, um homem que preencha as suas expectativas. Se formos analisar caso a caso, com certeza tem a que realmente prefere viver a vida sozinha, mas por razões mais específicas. Quer seja, a sua profissão, a sua carreira profissional, que não deixaria tempo para ao companheiro se dedicar. Ou então, porque gosta de sentir-se livre, não ter que dar satisfação, ir onde melhor lhe convier, ficar o tempo que bem entender, viajar com amigas. Enfim,divertir-se seja de que forma for, com quem for e não ter hora para voltar. Ou até nem precisar voltar no mesmo dia, se assim o desejar. Tudo isso e mais um pouco faz algumas mulheres viver a vida sozinhas em sua casa ou apartamento. Esta escolha tem lá suas vantagens, principalmente se sua situação financeira for… pelo menos razoável, mas perde por outro lado. Não ter um companheiro, alguém para amar, ser amada, compartilhar a vida enfim, vai sempre ficar uma sensação de vazio, de algo inacabado.
Entre as mulheres sozinhas, mas que estão procurando alguém para completar sua vida, o difícil é encontrar a outra metade da laranja, porque tem mulheres bem exigentes, outras, nem tanto. Para algumas a carência é tanta que o pensar a respeito fica do tipo, não posso ter ele, vai tu mesmo. Para a mulher que continua ali, na sua vida de…antes só do que mal acompanhada, por vezes depara-se ela frente a encontros inesperados, imprevisíveis, neste caso, o que fazer? Pensa ela com seus doze botões, pensa… e pensa mais um pouco. Pensa também nos prós e contras, para no final chegar à conclusão de que não vale a pena investir nesta e nem naquela relação. Para tal decisão, os argumentos são inúmeros. Ou o dito cujo não tem o mesmo nível social, intelectual, não tem formação. Ou pior ainda, é quando dizem que fulano está querendo se “encostar”, quando na verdade, o que muito tenho observado é que quem gosta de se achegar a um bom partido são as mulheres, principalmente as mais jovens, mas bem que eles adoram, tanto é verdade porque o que mais temos visto são senhores já de cabelos brancos levando à tira colo uma jovem. Bem Jovem. Em muitos casos pode-se entender que chega a ser uma troca. Ela insinua-se como que dizendo, minha juventude em troca da tua situação financeira. Ele diz, ou como se assim fosse, te dou tudo que quiser, ou o que puder, em troca da tua juventude e beleza. No final das contas, é quase como se fosse um negócio, não dizem que tem que ser bom para os dois lados? Claro que nem toda relação se baseia nisso, feliz de quem encontra a pessoa certa, poder compartilhar um amor que não seja interesseiro, fingido, porque se assim o for, não dura. Mesmo os que parecem estáveis, mas bem…
Voltando ao tema proposto, da mulher que opta em viver sozinha, se anteriormente era casada, o preconceito em relação a ela ainda existe, principalmente por homens machistas e também por mulheres casadas, estas, algum receio talvez …
Por falar em viver sozinha, ou sozinho que seja, isso não significa, não necessariamente sentir-se só, as vezes é até bom, pode-se melhor avaliar situações, analisar, pôr as ideias em dia. Ponderar com mais clareza.
Pois então, sobre as mulheres que vivem sozinhas, muito mais poderia ser dito, analisar outras situações que vão surgindo durante o transcorrer de suas vidas, mas duma coisa tenho certeza, que todos concordam comigo, de alguma maneira todos buscam o amor, seja de que forma for, mesmo as mulheres que vivem sozinhas.
*Aposentada














