Início Geral Natal chega mais cedo nos lares de Santa Cruz do Sul

Natal chega mais cedo nos lares de Santa Cruz do Sul

Devido ao isolamento social, famílias optam por antecipar decorações

Ricardo Gais
[email protected]

Carina e os filhos finalizaram juntos a árvore de Natal. Fotos: Ricardo Gais

Em um ano completamente atípico, duramente afetado pela pandemia de Covid-19, a data mais esperada no mundo todo, a qual famílias e amigos se juntam para festejar, terá o seu jeito de comemorar adaptado e diferente. No entanto, essa situação não afeta nas decorações natalinas e nem altera a magia que o clima de Natal traz aos nossos lares. Assim é na casa da santa-cruzense Carina Inês Arend Schaefer, que já está decorada com adereços que fazem referência à data.


Carina, moradora do Bairro Goiás, conta que antecipou a decoração e a montagem do símbolo da data, a árvore de Natal, devido ao ano ter sido difícil em virtude da Covid-19. Com o isolamento social, o clima de Natal acabou deixando a casa com mais alegria, podendo assim curtir por mais tempo a decoração. “Ter a decoração bonita, com luzes, Papai Noel e adereços, significa que todos podem se alegrar com essa magia e que toda família poderá curtir”, disse.


Os filhos de Carina, Nicolas Arend Schaefer e Natália Arend Schaefer, 11 e 8 anos, também passaram quase todo o ano letivo em casa e o período de preparativos para as festas de fim de ano se torna um momento de entretenimento entre a família, pois durante a montagem das decorações, eles acabam se encantando com as luzes e o colorido do Natal. “As crianças ficaram o ano todo em casa em função das aulas on-line, então ajudaram a preparar a decoração, assim, envolveu toda a família. A alegria ficou estampada no rosto das crianças”, pontuou Carina. Além dos filhos, ela também contou com a ajuda da decoradora de uma loja para deixar a casa enfeitada.


Para que a decoração não seja repetitiva aos anos anteriores, Carina procura fazer diferente, com outras cores, além de mudar a posição do pinheiro. “Eu reutilizo o material e sempre procuro ter algo diferente, mas Natal é Natal”. Para a santa-cruzense, o clima natalino representa momento de paz, união, família, alegria e a decoração de forma antecipada neste ano “dá um ar diferente dentro de casa”, exaltou. Nos anos anteriores, a decoração era realizada nos primeiros dias de dezembro, “vou apenas tirar a decoração no começo do ano que vem”, pontuou.

Carina: “Vamos ficar cada um na sua casa, pois ainda temos que nos cuidar”


A data que é esperada por todos ao longo ano tem um grande significado religioso, o dia do nascimento do menino Jesus Cristo, celebrado em 25 de dezembro. De acordo com a história, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo, em virtude de Maria e José não terem conseguido um lugar na hospedaria. Maria deu à luz e colocou o bebê em uma manjedoura, em seguida recebeu a visita de três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar, que de acordo com a Bíblia, foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento, entregando à família ouro, mirra e incenso. Então essa data passou a ser comemorada em todo o mundo e mexe com os sentimentos de todas as pessoas, originando o presépio embaixo da árvore de Natal.


Saindo um pouco da história, neste ano a data é muito esperada, devido ao que todos nós estamos vivendo, e na casa de Carina, as festividades serão diferentes e adaptadas, já que ainda estamos em meio a uma pandemia. “Vamos ficar cada um na sua casa, pois ainda temos que nos cuidar. Então vamos fazer algo pequeno, mas que não perca o espírito natalino, de estar em família e celebrar o nascimento do menino Jesus”, salientou.