Início Colunas Natal: reflita e renasça

Natal: reflita e renasça

Quando chegamos nesta época do ano, um sentimento nostálgico toma conta dos nossos corações. O Natal representa, com toda a sua simbologia, um renascimento em nossas vidas.  É um momento de magia que faz com que lembremos daqueles que nos são caros, e também daqueles que nos foram queridos.

Depois que adquirimos uma certa idade, o Natal nos reserva momentos de muita saudade. Quantas pessoas queridas e amadas que faziam parte do nosso dia a dia e que não estão mais entre nós? Olhamos fotos, assistimos filmes e a saudade aflora, muitas vezes em soluços, muitas vezes em lágrimas. Mas sempre ouvimos a máxima: “… a vida é assim… devemos seguir em frente…”  

Eis que surge a salvação, o outro lado: nossos filhos, sobrinhos, afilhados, netos; nossas maravilhosas crianças! Elas têm o poder de transformação da tristeza em alegria. Esquecemos quem perdemos e curtimos a quem ainda temos. O brilho no olhar de uma criança quando ela recebe seu presente é indescritível. E quando ela abre o pacote e tem a certeza de que era aquilo que estava esperando, sua felicidade é contagiante e, por instantes, também voltamos no tempo, voltamos a ser criança!

Como o Natal nos remete ao sentimento de renascença, devemos refletir sobre tudo aquilo que fizemos durante o ano que está terminando.

Refletir sobre nossas ações dentro do que mais importante temos neste mundo: nossa família. Refletir sobre tudo aquilo que conquistamos dentro do nosso local de trabalho e também, na nossa comunidade. Nossas ações cotidianas em benefício à coletividade e não apenas, em benefício próprio. E este ato ou fato é uma das coisas mais difíceis de acontecer nos dias atuais. Devemos refletir, em muito, sobre a palavra orgulho…

O importante é que o Natal também nos lembra presentes, troca de sentimentos de alegria e de felicitações; troca de amor. E como presente deve-se agradecer, devemos agradecer a Deus, o dom da vida, e as oportunidades que recebemos para fazer o bem. Agradecer todas as conquistas que tivemos, sejam elas materiais ou espirituais, além de termos a humildade de reconhecer nossos erros e aprender com eles, para que não sejam repetidos.  Um abençoado e iluminado Natal!