Início Geral Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros

Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros

Na ocasião será inaugurado o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)

Sara Rohde
[email protected]

A partir deste sábado, 7, iniciam as atividades do projeto Prefeitura nos Bairros. Apresentado pelo prefeito Telmo Kirst, juntamente das secretarias do executivo, o objetivo é deslocar os principais serviços do município para um bairro mensalmente. Desta vez o contemplado é o Faxinal Menino Deus, o próximo será divulgado durante o evento.
Entre as ações serão abrangidas as áreas de saúde, emprego, educação, esporte, habitação, meio ambiente, urbanismo, serviço social, entre outras.
Durante o lançamento do projeto o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, ressaltou que nada parecido foi feito por Santa Cruz antes e que um time de 200 pessoas vai estar no Faxinal Menino Deus, das 9h às 15 horas, para servir a comunidade.
As ações serão divididas em duas etapas importantes, sendo uma delas marcada pela limpeza das ruas, pintura das faixas e sinalizações, melhorias na iluminação pública e operação tapa-buracos, além da revitalização em escolas e postos de saúde. A segunda etapa do evento marcará a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), de 1,6 mil metros quadrados, obra da Prefeitura e do Governo Federal, com custo de aproximadamente R$ 3 milhões. Ocasião também de entrega do Centro Social Urbano totalmente revitalizado, além da realização dos serviços junto à comunidade.
Os moradores poderão usufruir gratuitamente de atendimento de rotina na ESF Figueira Faxinal, recolhimento de lixo eletrônico, distribuição de mudas de árvores, Feira de Adoção de Animais, recadastramento do CadÚnico, Escritório de Defesa da Mulher, curso de maquiagem, cartão do autismo, oficinas, brinquedos infláveis, informações sobre regularização fundiária e projetos habitacionais, Campanha do Agasalho, Ouvidoria, mutirão de entrega do Banco de Móveis, ervateira, serviços da Coomcat, Cartão do Idoso, Escola de Trânsito, consulta de regularização de CNH, terapias alternativas, planejamento familiar, Cartão SUS, Ambulatório do Idoso, saúde mental, Banco do Povo, Defesa do Consumidor, consulta de IPTU e Mapa da Cidade.
Lembrando que durante o evento um city tour marcará a programação, ou seja, um ônibus levará a comunidade para visitar os principais pontos turísticos da cidade. Para participar é preciso se inscrever e ficar atento nos horários.

 

Centro Integrado de Iniciação ao Esporte (CIE)

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES

A presidente da Associação de Moradores do bairro Faxinal Menino Deus, Sandra Scherer, à frente da entidade há seis anos, está envolvida com as ações do projeto Prefeitura nos Bairros. “Só quem ganha com o projeto é a comunidade, pois
a semana toda a Prefeitura revitalizou o bairro com pintura, limpeza, o que deve acontecer em todas as localidades porque é muito importante”, disse. “Por isso que todos os bairros têm associação de moradores, pois é através dela que conseguimos chegar até a Prefeitura e solicitar as melhorias. Sozinhos não fazemos nada, precisamos da comunidade com nós”.
Entre as ações realizadas a limpeza do bairro é uma das mais importantes, já que é mantida há mais de 15 anos, disse Sandra. “Há anos estamos nesta caminhada mantendo a limpeza do bairro, desde a limpeza nas ruas, nas próprias casas, como nas bocas de lobo para não entupir”.
O benefício é da comunidade que está toda preparada para receber o evento. “A comunidade está toda preparada para o projeto. Como eu fiz a entrega dos papeizinhos de casa em casa para organizar a limpeza do bairro, ali mesmo eu já convidei a comunidade para descer. Reforço o convite que todos devem participar”, destacou Sandra.

Sandra Scherer:
 

O evento será realizado das 9h às 15 horas, na EMEI Pequeninos do Faxinal e na Estratégia Saúde da Família (ESF) Faxinal/Figueira. Às 14 horas, será inaugurado o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com a presença do ministro Osmar Terra. Abaixo, seguem as atividades:
Tire dúvidas sobre o concurso;
Como ingressar na Prefeitura;
Informações gerais sobre Portal da Transparência;
Escola de Gestão (CGQM);
Orientações para estudantes de como ser Estagiário na Prefeitura (CIEE será parceiro desta ação);
PPCI: como funciona na Prefeitura;
Feira de adoção e as ONGS farão o cadastramento de futuras castrações de animais de famílias carentes;
Doação de mudas de árvores;
Recolhimento de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias;
Mapa da Cidade;
Caminhão e retroescavadeira para limpeza do bairro;
Mini quadra Vôlei;
Mini quadra Basquete;
Mini quadra Futsal;
Vigilância colaborativa;
IPTU;
Mapa da Cidade;
Fala diretoria;
Dívida ativa;
Cadastro imobiliário;
Alvará;
CEMEJA – Cadastro de adultos interessados em retornar aos estudos;
CENTRAL DE VAGAS – Inscrição de alunos de Pré Escola e informações de educação Infantil;
JEPP – Estudantes da EMEF Menino Deus vendendo os produtos do Programa Jovens Empreendedores;
Oficina Recreativa da AABB;
Central de Libras;
Ouvidoria;
Posto Faxinal aberto com atividades;
Atualização da caderneta de vacinação;
Ambulatório do idoso;
Cartão SUS;
Feira de Saúde;
Orientação sobre combate à dengue;
Redutores de danos;
Descarte de medicamentos vencidos;
Atividades com idosos;
Rodas de conversa;
Dança circular;
Lian gong;
Programa Melhor em Casa;
PIM;
Odonto;
Planejamento Familiar;
Atividades de saúde mental (mini palestras): CAPS, Planejamento Familiar, Drogadição e redutores;
Portas Abertas;
Segurança Alimentar: material explicativo sobre produtos inspecionados e como identificá-los;
Banco do Povo;
Escola de cabeleireiro;
Carteiras de identificação autismo;
Distribuição de roupas de verão;
Cadastro Único;
Coral AESCA;
Projeto Mão na Massa;
Curso de maquiagem;
Escritório da Mulher;
Banco de Móveis e Materiais de Construção: informações e registro de novos pedidos, além da entrega de móveis (de acordo com o estoque e fluxo de doações) para as famílias com pedidos já efetuados;
Informações sobre regularização fundiária e projetos habitacionais;
Cadastramento e orientação para reforma de casas e informações sobre o Pró-Moradia;
Pesquisa sobre as manifestações culturais que desejam ver nos bairros;
Escolinha de trânsito;
Consulta CNH;
Cartão Passe Livre (idoso e deficiente)

 

Durante o sábado o Posto de Saúde estará em funcionamento