Início Colunas Nos Bastidores – 111

Nos Bastidores – 111


Urnas eletrônicas

Técnicos da Justiça Eleitoral começaram esta semana a preparar as 510 urnas que serão distribuídas nos oito municípios que compõem a 40ª e a 162ª zonas eleitorais para o pleito de 7 de outubro. Cada aparelho vai acompanhado de uma sacola contendo canetas, a ata da eleição, o caderno de votação e a lista dos candidatos. Na terça, 25, às 9h a Justiça inicia o carregamento do sistema eleitoral nas urnas inserindo um cartão de memória com dados da seção e dos candidatos a prefeito e vereador. Isso demora em média dez minutos por urna e será feito por dezoito técnicos, devendo ser concluído em quatro dias. Preparados para um possível dano nos equipamentos, vinte urnas de lona também foram preparadas. A revisão das eletrônicas acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro.

Fotos: Rolf Steinhaus

 

Proximidade

Faltando 18 dias para iniciar a 28ª edição da Oktoberfest e Feirasul, os preparativos no parque já dão mostras da preocupação em bem acomodar expositores e visitantes. Além das obras de ampliação do pavilhão central, também a instalação dos gazebos vai a pleno vapor.

Convites

Na sexta, 21, a prefeita Kelly Moraes recebeu a visita do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia,  no gabinete do Executivo Municipal. A comitiva da Oktoberfest aproveitou a ocasião para entregar oficialmente o convite da Festa da Alegria.

Ordem De Molay

O 23º Congresso da Ordem De Molay no Brasil acontece neste final de semana – dias 22 e 23, no Clube Locomotiva em Vera Cruz (trevo do Kopp em direção a Candelária), com início às 9h. Organização do Grande Capítulo Estadual do RS e patrocínio das Lojas Maçônicas de Santa Cruz do Sul. Presença de catorze Capítulos do RS, totalizando 350 pessoas. Informações: Henrique Röhsig, fone  051 9870 1880.


PL incentiva financiamento de formação profissional

O Projeto de Lei do deputado federal Enio Bacci (PDT/RS) (foto), que regulamenta o pagamento pelas empresas das mensalidades escolares dos funcionários aguarda apreciação no Senado Federal. De acordo com o PL, toda a empresa que possuir empregados estudantes de nível médio e superior poderá pagar total ou parcialmente as mensalidades devidas aos estabelecimentos de ensino, nos quais os seus empregados estejam regularmente matriculados.

Foto: Divulgação RJ


 


Como deduzir

Para efeito de apuração do lucro real, a pessoa jurídica poderá deduzir como despesa operacional os pagamentos de mensalidades escolares de nível médio e superior efetuados em nome de seus empregados dentro do próprio exercício que foram pagos. Além dessa dedução, a empresa poderá, no exercício que efetuar os pagamentos, deduzir até 2% do imposto de renda, devido a título de incentivo fiscal.


Incentivo

Bacci explicou que muitos jovens não continuam seus estudos porque tem de trabalhar cedo e não têm condições de terminar o ensino médio e muito menos o de nível superior “e essa é uma forma de não só garantir um futuro melhor a eles, mas de as empresas terem funcionários bem mais qualificados e de também dar incentivo às empresas para deduzirem seus impostos”, finalizou o parlamentar.

Primavera

A primavera deste ano inicia neste sábado, 22 de setembro, às 11h49 e termina em 21 de dezembro às 8h10. Os dias são mais compridos e a luminosidade é maior. A nova estação chega para dar um refresco depois de um inverno com muita estiagem e altas temperaturas. Esse período é uma transição entre a seca e a chuva. A previsão dos modelos metereológicos para essa primavera é dentro do normal, em termos de chuva e começa com frentes-frias passando pelo sul do Brasil. Mas o principal sintoma da primavera é o colorido dos dias, das flores e das pessoas, que se deixam envolver pelas regras da nova estação.

Amigo do homem

Aqui, como em várias cidades do mundo, acontece hoje o evento idealizado pela ONG americana World Event for the End of Animal Cruelty (Weeac) – no Brasil representada pela ONG Cadeia para Quem Maltrata os Animais. Hoje é o Dia Mundial Pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal, e Santa Cruz sedia a segunda edição da manifestação. A programação inicia às 16 horas, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea. Jorge Steffens aborda o tema Animas e Espiritismo, e Clarice Paim comanda um debate que deve priorizar a discussão de políticas públicas. Do encontro deve sair um documento com ações de competência do poder público, para ser entregue aos responsáveis.

Caminhada

Às 18h, tem início a vigília, uma homenagem aos bichos vítimas de abandono e maus tratos, com caminhada saindo da Estação Férrea subindo a Ramiro Barcelos, seguindo pela Rua Marechal Floriano até o Palacinho, na Praça da Bandeira. Participantes devem levar isqueiro e vela com apoio, que pode ser de garrafa pet cortada.