Início Colunas Nos Bastidores – 112

Nos Bastidores – 112

 

E na hora de votar, sou igual?

Os candidatos da majoritária, ou representantes de suas coligações, receberam convite para o 2º Encontro da ONG Desafios nesta quinta, 27, às 18h30, na Câmara de Vereadores. O tema do evento é “E na hora de votar, eu sou igual?”. A conotação política vem em momento oportuno, quando muitos candidatos usam a bandeira gay para atrair eleitores. “Só dizer que são a favor e apoiar o público LGBT não é suficiente. Queremos saber o que, eles na prática, têm para nos oferecer em projetos de lei. Por isso estamos fazendo este chamamento e abrindo espaço no evento. Se na hora de votar somos iguais, não podemos ser tratados diferente depois das eleições!”, pontua o presidente da entidade, Ruben Quintana. Evento aberto ao público, gratuito e com confirmação de presença de quatro turmas de escolas até ontem.

 

Visitas de peso

Tanto o candidato Telmo Kirst (PP), como a candidata Kelly Moraes (PTB) puderam contar com um grande apoio nesse final de semana. Telmo e Helena receberam a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e Kelly e Campis receberam o presidente da Câmara Marco Maia (PT). E o senador Paulo Paim (PT) andou por aqui na quinta, 20 de setembro.

Foto: Mônica Wartchow

Visita da senadora Ana Amélia Lemos (PP)

 

 

 

Visita do presidente da Câmara, Marco Maia (PT)

 

 

Debate dos vices

Os três candidatos a vice na majoritária em Santa Cruz realizaram seu primeiro e único debate da campanha. Foi na manhã de sábado, 22, na Rádio Gazeta AM. O candidato Luis Augusto Costa a Campis (PT), que concorre à reeleição com Kelly Moraes (PTB) focou no crescimento do município no ranking econômico durante a gestão de sua coligação, exaltou a geração de empregos e os incentivos dados às empresas. Calos Fredrich (PSTU), que concorre com Silvério Stölben (PSTU), atacou Telmo Kirst e o projeto do Lago Dourado por este prometido quando presidente da Corsan e prometido novamente agora como candidato à Prefeitura. Atacou também sua vice Helena, que em 2004 ofereceu Plano de Saúde aos servidores, mas não consolidou e atacou a atual prefeita e candidata à reeleição, Kelly Moraes pelos gastos excessivos com a criação da secretaria do PAC. A candidata Helena reforçou seu Plano de Governo e a política de corte de gastos e usando do candidato Carlos Fredrich, criticou a criação da secretaria do PAC e também da agência reguladora municipal, a Agersant. Carlos, na sequência pontuou a aproximação das duas facções aqui opostas – PP e PT – em nível federal. 

 

Foto: Joel Haas/ Portal Gaz

Os três candidatos a vice no estúdio da rádio, com seus assessores

 

 

Tudo no seu lugar

Também no sábado, uma nota na página 19, na coluna Brasília de Carolina Bahia, na Zero Hora, insinuava a saída de Kelly Moraes do PTB e subseqüente ingresso no PT. A nota foi logo desmentida pela prefeita que concorre à reeleição, em comunicado à imprensa. Ela não estuda a possibilidade de deixar o PTB, não há rixas internas e não abriu negociação com o PT. Está focada nas eleições municipais, junto com a sua coligação A Força do Povo, composta por PTB, PT, PDT, PSB, PR, PTdoB, PSD e PcdoB, segundo o comunicado.

 

Câmara Setorial do Tabaco se reúne 

O SindiTabaco estará presente nesta quarta, 26, na 37º reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, em Brasília. O encontro reune representantes do setor na sala do CNPA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na pauta, a atuação das cooperativas de trabalho no setor produtivo do tabaco, tema de participação de representante do Ministério Público do Trabalho, bem como o protocolo sobre os requisitos fitossanitários para a exportação de tabaco produzido em Alagoas, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Fala do assunto o Dr. Cósam Coutinho, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal – DSV/SDA.

 

De olho na COP 5

O grupo também deve discutir questões relacionadas à COP 5, que acontece em novembro, na Coréia do Sul, quando serão debatidos os artigos 17 e 18 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) – temas diretamente relacionados com a produção de tabaco no campo. Antes da reunião, os representantes do Sindicato participam da reunião dos Grupos Temáticos Mercado Ilegal, às 9h, sob a coordenação Dr. Sérgio Villas Boas, Presidente do Sindifumo São Paulo e, do encontro Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, coordenada por Dr. Carlos Galant, diretor executivo da Abifumo.