Início Colunas Nos Bastidores – 115

Nos Bastidores – 115


Concurso da prefeitura

A Justiça de Santa Cruz do Sul proibiu nesta segunda-feira, 1º, nomeações de aprovados no concurso público da Prefeitura organizado pela Consesp em maio último (foto). Os já nomeados permanecem nas funções. O juiz da Terceira Vara Cível, Sadilo Vidal Rodrigues, entende que a Consesp não se empenhou em repassar as informações solicitadas pelo Ministério Público (MP) e julgou procedente o pedido de liminar. O foco está no fato que os gabaritos foram entregues de forma anônima na Rádio Gazeta horas antes de ocorrer a divulgação oficial do gabarito.
 

Foto: Rolf Steinhaus

 


Possíveis irregularidades

O MP apura um suposto vazamento do gabarito das provas  para os cargos de Agente Administrativo, Professor de Educação Física e Guarda Municipal.  Despacho da justiça afirma que há indícios de irregularidade no concurso. O município também fica impedido de repassar recursos para a empresa  Consesp. A decisão, porém, acolhe parcialmente o pedido do MP, que queria também afastamento dos servidores já nomeados, uma vez que isso poderia acarretar prejuízo aos serviços públicos.

Prefeitura tem convicção da lisura do certame

O procurador jurídico da Prefeitura, Luciano Almeida, foi intimado na tarde de ontem, 1º, da decisão da liminar e do pedido do Ministério Público. Está analisando detidamente a situação e diz que não identifica prova concreta e sequer indício de irregularidade. “Vejo no máximo um temor e uma tentativa bastante ferrenha de anular todo o concurso”, rebate. “Tanto que o juiz não determinou que se cancelassem as nomeações”, emenda concluindo: “estamos muito tranqüilos e vamos recorrer com toda a convicção”. O prazo para recurso é de dez dias e para defesa, de sessenta dias.


Pedido de resposta

A Coligação Todos por Uma Santa Cruz Melhor recorreu à Justiça Eleitoral solicitando direito de resposta ao programa de sexta-feira passada da coligação A Força do Povo. Neste o apresentador Paulo Lange citava a empresa do candidato Telmo Kirst em Santa Catarina, a Lufejoma Comércio de Combustíveis Ltda, que estaria sendo executada pela Petrobrás e um posto de gasolina desta empresa localizado em Itapema que estaria sendo investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina incluindo a prisão de um dos sócios este ano.
 

Justiça eleitoral indeferiu

A coligação de Telmo Kirst (PP e outros nove partidos), alegando afirmações de caráter ofensivo, difamatório e inverídico recorreu, mas o juiz eleitoral André Luis de Moraes Pinto, indeferiu parcialmente o pedido de liminar, dizendo que não identificou matiz difamatória no programa de Kelly Moraes (PTB/PT e outros seis partidos). A coligação do PP entrou com defesa e nesta terça-feira já deve sair uma sentença definitiva.
 

Sou ficha limpa

No seu horário nesta segunda-feira, o candidato Telmo Kirst afirmou que nunca foi gestor e nunca trabalhou em algum posto de combustíveis dentro ou fora do estado, como a concorrente alega. “Sou um candidato ficha limpa, não tenho nada a esconder”, concluiu.
 

Reforço

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) esteve em Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, a convite do amigo Maurício Keller (PMDB) para apoiar a campanha de Telmo Kirst (PP). O encontro se deu no Quiosque.
 

Quinta-feira de debates

Nesta quinta-feira, 04, último dia para propaganda eleitoral no rádio e TV, acontece às 9h30 o debate entre os três candidatos à majoritária em Santa Cruz, na Rádio Gazeta AM 1180. À noite, o debate se repete na RBS TV, com início às 23h45, entre os candidatos Telmo Kirst e Kelly Moraes. Silvério Stölben não participa em função da falta de representatividade do seu partido no Congresso. Por ser apenas dois candidatos, Santa Cruz se enquadra nas cidades nas quais a Globo determinou, em respeito à sua programação, este horário tardio.

Inconformados

A Escola Estadual Estado de Goiás lamenta a retirada pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, do curso técnico de Logística, aguardado por 80 alunos com pré-inscrição, há mais de dois anos para o 1º Curso Estadual de Logística do Rio Grande do Sul, com 800 horas/aula. As inscrições ocorreriam entre 1º e 16 de outubro, mas na sexta passada, 28 de setembro, veio a informação de que o curso não sairia mais. Os editais foram enviados para a Seduc e já estavam inseridos no sistema para que os alunos  pudessem se inscrever pelo site e matricular-se para um curso técnico gratuito. A mesma situação vive a Escola Willy Carlos Fröhlich, quer aguardava o curso de Nutrição Dietética, tendo inclusive já conseguido montar a cozinha industrial com doações de empresas. Há alunos e empresas indignados com o cancelamento.
 


Inexplicável

A professora Leila Stacke, vice-diretora do Goiás, que coordenou todas as reuniões com empresas e escolas e encaminhou o projeto à Seduc, diz que o estado alega a inexistência de recursos humanos. Ambos os cursos foram aprovados pelo MEC e receberam parecer do Conselho Estadual de Educação, com a informação da necessidade de professores – três para Logística – mão de obra disponível em Santa Cruz onde há inúmeros profissionais com a titulação específica para a docência, capacitados pela Unisc. No Goiás já funciona um curso livre de Logística, com quarenta alunos, (não mantido pelo estado), pago pela Associação Novos Rumos, que desenvolve a disciplina, mas não pode fornecer certificado.


Show para turista ver

Diego Puntel, o coordenador de marketing da Oktoberfest e Feirasul diz que a venda de ingressos antecipados para os shows é muito grande. “Já estamos no terceiro lote”, pontua. Mas o que chama mais a atenção é o volume de ingresso vendidos para fora do RS, como para SP, RJ, PR e SC. Alguns contatos com esse pessoal dão conta que conheceram a Oktoberfest de Blumenau e de Igrejinha e agora querem conhecer a nossa. P show preferido por enquanto, na venda antecipada é Carlos & Jader (foto) e Fernando & Sorocaba, no dia 11. Assim como o de Jota Quest, no dia 19, esse também acontece no estádio municipal, que fica dentro do Parque da Festa.

Foto: Rolf Steinhaus

 

Outubro chuvoso

Previsão de semana de muita instabilidade, granizo, vendavais no estado todo, muitas descargas elétricas entre o centro e o norte, chuvas fortes, instabilidade mais acentuada nesta terça e quarta-feira. A precipitação pluviométrica superou os 50 milímetros acumulados até ontem. A previsão é de 500 mm acumulados no mês de outubro, que terá temperatura amena, com mínimas acima dos 15 graus e máximas que não ultrapassam os 20 graus. Na quinta e sexta-feira, a chuva se torna mais irregular.


Foto: Rolf Steinhaus

   


Tabacum e D-Sign na WT ASIA 2012

A Tabacum, cliente da Agência D-Sign, participou novamente da World Tobacco (http://www.worldtobacco.co.uk/asia/). A grande feira do setor fumageiro aconteceu de 19 a 21 de setembro, em Jacarta, na Indonésia. A agência mais uma vez foi responsável pelo layout e organização da montagem do estande na feira. O diretor da D-Sign, Beto Muller, acompanhou os clientes no evento. Na foto do estande, Christopher Jones, Sérgio Carpena, Niete Dias e o Robert Jones.
 

Foto: Divulgação D-Sign