Início Colunas Nos Bastidores – 116

Nos Bastidores – 116

 

Ainda o trator

O vereador Hildo Ney Caspary (PP) denunciou na última sessão da Câmara, que o trator de esteira (foto) à primeira vista superfaturado – comprado pelo Executivo por R$ 577 mil, usado e com problemas -, estaria em uma propriedade de Rio Pardinho, em Linha Andréas há três semanas. Teria trabalhado 5 horas nessa propriedade e estragado novamente. O vereador recebeu a informação em uma quermesse naquela localidade. Agora ele pede que o Ministério Público, sabedor do fato desde 30 de março deste ano, verifique mais de perto a questão.

Foto: Divulgação RJ

 

Decoração da Floriano

Críticas correm soltas no Facebook quanto à decoração dos arcos da Rua Marechal Floriano com faixas nas cores da Alemanha, num chamado para a 28ª edição da Oktoberfest, que inicia no dia 10. A reclamação é pela simplicidade do enfeite em comparação a 2010 (foto). A organizadora Andréa Mundstock, da Comissão de Decoração da Oktoberfest, esclarece que o serviço ainda não foi concluído – as faixas existentes receberão adornos de flores, fitas e placas, além de todo um acabamento.

Foto: Facebook


 

Trânsito impede trabalhos

O serviço só pode ser feito à noite em função do trânsito, nem mesmo aos finais de semana em época de campanha eleitoral devido ao grande movimento de veículos. A chuva também atrapalha os serviços impedindo os eletricistas de atuarem. A ideia inicial era concluir o serviço em duas noites, explica Andréa, responsável também pela ornamentação de 2010.
 

Prisão de eleitores proibida desde ontem

Desde ontem, 2, até a próxima terça, 9, está proibida a prisão ou detenção de eleitores. Há exceções em casos de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. A norma está na legislação eleitoral e vigora a cinco dias das eleições municipais.
 


Fim dos comícios

Amanhã, 4, é o último dia para campanhas de rua, comícios e debates. Também a partir desta quinta-feira os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar. E é também o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão, assim como reuniões públicas, a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização.
 


Carreatas no sábado

Na sexta, 5, finda o prazo para a divulgação paga, em jornais, revistas  e na internet. O sábado, 6, véspera da eleição, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som. À meia-noite de sábado também acabam as carreatas, caminhadas e bandeiraços. As duas coligações, Todos Por Uma Santa Cruz Melhor e A Força do Povo realizam carreata neste sábado, a partir das 15h. Sob o olhar vigilante da Brigada Militar, como adianta o juiz eleitoral.
 

Hora de votar

As votações, no dia 7, acontecem das 8h às 17h. É permitido aos eleitores manifestar publicamente suas preferências partidárias, usando bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por grupos de pessoas e carros de som. Pesquisas realizadas até o dia 6 poderão ainda ser divulgadas no domingo, mas somente após as 17h.
 

Tudo sob controle

Nas duas zonas eleitorais de Santa Cruz, a 40ª e a 162ª, nenhum problema foi verificado nas urnas eletrônicas. Elas começam a ser distribuídas nas seções às 7h da manhã de sábado, 6, devendo até as 22h todo o trabalho estar concluído. São 287 seções distribuídas em 101 locais no município.

 

Rapidinho

No dia 7, os eleitores devem demorar apenas 40 segundos para computar seu voto. O cálculo é feito pela Justiça Eleitoral baseado no número de dígitos dos vereadores e prefeitos.
 


Média de 6,8 por cadeira

São 116 candidatos ao Legislativo santa-cruzense. Para cada uma das dezessete cadeiras há 6,8 candidatos. Muitos concorrem apenas para compor a legenda e não visam sentar no Plenário, mas mesmo assim roubam uma centena de votos dos demais. A disputa é grande e tem gente que já emagreceu devido ao corpo a corpo no centro e bairros. “Quem não é visto, não é lembrado”, sempre dizia minha mãe.
 

Atenção eleitores

Eleitores que votavam na Escola José Mânica – seções 27, 154, 188, 220, 260 e 286 – serão remanejados para o Centro Comunitário Evangélico, que fica na rua que passa atrás da Escola – Rua Campinas, Bairro Esmeralda. As seções 294, 380 e 411 permanecem na escola. “Haverá faixa para esclarecer os eleitores na frente da escola”, avisa o juiz eleitoral Luiz André de Moraes Pinto.
 


Encontro Estadual de Catadores

No dia 18 de outubro, catadores de materiais recicláveis se reúnem em Santa Cruz para o Encontro Estadual de Catadores. A finalidade é debater os principais temas do cenário nacional dos resíduos sólidos, políticas públicas conquistadas pela categoria e sua inserção socioprodutiva na cadeia da reciclagem. Na programação está a cerimônia de entrega dos caminhões às cooperativas de catadores, adquiridos junto ao Governo Federal e entrega dos diplomas do curso de formação Cataforte II, para cerca de 1000 formandos de todas as regiões do estado.
 

Presenças

À tarde os catadores participam de oficinas. O evento acontece no auditório central da Unisc, das 9h às 17h30 e conta com a presença de diversas autoridades do governo federal, estadual e municipal, além das entidades de apoio dos catadores. A organização do evento fica a cargo do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR.