Início Colunas Nos Bastidores – 87

Nos Bastidores – 87

 

Longo recesso atrasa projetos como o das drogas

O recesso da Câmara até o fim de julho preocupa o deputado Enio Bacci (PDT/RS), principalmente pela necessidade de se votar projetos importantes,  como o que ameniza a punição de pequenos traficantes e libera o uso da maconha e outras drogas por consumidores. O parlamentar também lamentou a demora no julgamento dos casos de corrupção, desde o mensalão, o Detran gaúcho e o de Carlinhos Cachoeira. “Férias de 15 dias atrasam a tramitação de vários projetos importantes, pois enquanto perdurar o recesso as propostas ficam nas gavetas”, pontuou. 
 
Foto: divulgação RJ
 
 
 
Não à liberação de drogas 
 
Sobre os projetos que tramitam no Congresso tratando da liberalização do uso de maconha e outras drogas e abrandar penas para pequenos traficantes, Bacci disse que é totalmente contra a liberação de qualquer tipo de droga e muito mais ainda amenizar penas para pequenos traficantes. “Não podemos esquecer de que o Fernandinho Beira Mar, o maior traficante de drogas deste país, já foi pequeno. Além do mais, liberar o uso de droga por viciados e pequenos traficantes é um tiro no pé. Isso irá prejudicar as famílias e as pessoas que precisam de ajuda para deixarem de usá-la”, enfatizou Enio Bacci.
 
 
 
Frente parlamentar contrária à ideia
 
Segundo ele, há um movimento em Brasília, uma frente parlamentar contra legalizar o uso da maconha e o deixar de punir pequenos traficantes. “É um absurdo esta campanha pela descriminalização da droga e, pior ainda, a não punição do pequeno traficante. Lutaremos até o fim para que estes projetos não passem nas casas legislativas em Brasília”, frisa Bacci.
 
 

Casos de prioridade máxima
 
Enio Bacci apontou ainda a necessidade de a Justiça priorizar julgamentos contra a corrupção, pois casos como o de Carlos Cachoeira, do mensalão e dos desvios do Detran gaúcho, envolvendo funcionários e políticos importantes, que continuam no cenário e acabam se reelegendo por esquecimento da população, deveriam receber prioridade máxima da justiça. “Os juízes deveriam fazer mutirões ou dedicação exclusiva, assim como procedem nas campanhas eleitorais. Até mesmo os prazos deveriam ser os mesmos da lei eleitoral, de no máximo 72 horas para apresentar defesa e mais 72 horas para recursos, com julgamentos em prazos idênticos. Isso só é possível porque nas eleições os juízes têm dedicação exclusiva. O mesmo deveria ocorrer nos crimes de corrupção, “concluiu Bacci.
 
 
PAC Rural
 
Agricultores gaúchos, especialmente os familiares, lutam pelo PAC Rural. Essa foi uma das proposições apresentadas na segunda-feira, 23, pela Câmara Temática Economias do Campo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado – Cdes-RS, em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o governador Tarso Genro. A viabilidade de um programa que se somaria ao Plano Safra (que neste ano destina R$ 18 bi à agricultura brasileira, sendo cerca de R$ 3,3 bi para o Rio Grande do Sul) não foi calculada pelo ministro. Ao detalhar as políticas públicas federais para a agricultura familiar, Pepe admitiu a necessidade de mais atenção aos pequenos produtores, mas ponderou que muitas das solicitações já estão sendo atendidas por outras ações da União.
 
 
 
Malestar generalizado
 
O secretário Beto Albuquerque (PSB) está em maus lençóis na região após ter declarado que a construção de um viaduto no trevo Fritz e Frida está fora da pauta do governo. Ele alega não dispor de recursos para o investimento sem aumentar a tarifa dos pedágios. O assunto foi motivo de críticas na sessão de segunda-feira na Câmara santa-cruzense. Sobrou até para o deputado Heitor Schuch do mesmo partido de Beto, por ter se mentido calado diante do assunto.
 
 
Metade dos prefeitos gaúchos buscam a reeleição
 
Ao menos 232 gestores municipais buscam um segundo mandato consecutivo, conforme dados do TRE. O número pode crescer porque as estatísticas oficiais não incluem casos como o de Fortunati (PDT), que, mesmo estando entre os que desejam permanecer no cargo, não aparece na planilha da reeleição porque o vencedor em 2008 foi Fogaça (PMDB), de quem ele foi vice e substituto após a renúncia. 
 
 
 
Tendência 
 
A quantidade de prefeitos em campanha segue uma tendência na última década. Desde 2002, o número de prefeitos candidatos não baixou de 220 no estado. O ápice foi em 2008 – foram 274, com um índice de sucesso de 67%. No mesmo ano, conforme o cientista político Álvaro Barreto, da Ufpel, só quatro prefeitos foram derrotados em um universo de 62 grandes cidades brasileiras.
 
 
 
10 maiores colégios eleitorais
 
Os dez maiores colégios eleitorais gaúchos são a capital Porto Alegre (1.062.315 eleitores), Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão (159.963 eleitores). 
 
 
 
A Força do Povo
 
O PTB e o PT lançam oficialmente a campanha de Kelly e Campis (foto) pela coligação A Força do Povo na sexta, 27, às 19h30 no Avenida.  O grupo mantem comitês em dois endereços – na Marechal Floriano e na Carlos trein Filho, onde fica o estúdio de gravação dos programas, a cargo da Signifiq. O plano de governo, ainda em elaboração, deve sair até o dia 15.
 
Fotos: Rolf Steinhaus
 
 
 
Todos por uma Santa Cruz Melhor
 
A campanha de Telmo e Helena (foto) pela coligação Todos por uma Santa Cruz Melhor, deve ser lançada oficialmente na próxima semana. O comitê central do grupo ficam na esquina da Venâncio Aires com a Sete de Setembro, onde ocorrerão as gravações dos programas, a cargo da Redentor Filmes. O plano de governo já foi concluído, mas está sendo aprofundado.
 
 
 
 
PSTU de Silverio e Carlos
 
A chapa do PSTU, de Silverio e Carlos (foto), deve contar com material de propaganda nos próximos dias. Para esta sexta-feira, está agendada uma mobilização pelas ruas centrais.O comitê da dupla fica nos altos da Marechal Floriano e a equipe já está formatando os programas para rádio e TV, a cargo da Múltipla Produtora. O plano de Governo está concluído.
 
Foto: Divulgação RJ
 
 
 
 
Demanda interna impulsionará economia, diz FMI
 
A economia brasileira deve acelerar neste semestre, impulsionada pela demanda interna por produtos e serviços. A avaliação é do FMI, divulgada em relatório de 20 de julho. A expectativa é de crescer 4% no último trimestre do ano, em parte pela base de comparação fraca dos últimos três meses do ano passado e também pelos efeitos da política de corte de juros na economia. No dia 16, o FMI já havia informado que espera que a economia brasileira cresça 2,5% este ano. Para 2013, o FMI projeta crescimento de 4,6%, ligeiramente acima do potencial – em parte por causa da atividade econômica gerada pelos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Para o ano da Copa, o crescimento previsto pelo fundo é 4%.
 
 
Aumento da inflação é risco a ser contido
 
O Fundo Monetário Internacional alerta que o principal risco no médio prazo seria o aumento da inflação ligeiramente acima do centro da meta no ano que vem – as projeções indicam percentual de 5% no próximo ano.
Com base em tal avaliação, o relatório da instituição prevê que o governo brasileiro comece a retirar os estímulos à economia possivelmente já no fim deste ano ou ao longo do próximo.
 
 
Contas em dia para 2013
 
O educador financeiro e autor dos livros “A Receita do Bolo” e “Separe Uma Verba Para Ser Feliz”, Mauro Calil, ensina a colocar as contas em dia para 2013. Veja só!  Tudo pode depender do que for planejado desde já. Faltando cinco meses para terminar o ano é ideal replanejar os gastos. O primeiro passo é levantar quanto se ganha e o que se deve em uma lista. Verificar os juros de cada conta e sua capacidade de pagamento. A prioridade é pagar dívidas de juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Só após quitar essas, comece a pagar as de juro mais barato. Ou seja, troque tudo que tenha juros caros por juros mais baratos, incluindo as linhas de crédito.
 
 
 
Vendas de garagem
 
Quitar as dívidas com o banco é outro passo importante e o momento é adequado. Com taxas de juros em queda, as instituições financeiras têm lucro menor, portanto é aconselhável não fechar na primeira negociação.
Para saldar dívidas ou fazer uma reserva, uma alternativa pode ser vender um automóvel, ou algum bem que esteja sobrando. Uma ideia muito usada pelos norte-americanos, que pode ser aproveitada aqui, é fazer um bazar de garagem, se desfazendo de objetos sem uso, criando novos espaços em casa e ainda gerando um fluxo no caixa pessoal.
 
 
 
Enxugue gastos e feliz ano novo
 
O planejamento deve ir até 31 de dezembro de 2012. Coloque no papel todas as despesas previstas para o Natal e Ano Novo. E para não cair em tentação na época, enxugue os gastos com a ceia de Natal, presentes e reveja o roteiro para sua viagem de Ano Novo podem. Se pequenos sacrifícios puderem ser feitos nos próximos seis meses, há grande possibilidade de que no próximo ano o planejamento possa ser bem mais leve.
 
 
 
Prêmio Prefeito Inovador tem prazo prorrogado
 
Com prazo de inscrições estendido, prefeituras de todo o país agora têm até  30 de julho para participar do Prêmio Prefeito Inovador – PPI. Criada para homenagear administrações que adotam bons modelos de governança e apostam na transparência na administração pública, a quarta edição da premiação quer conseguir novos e mais exemplos de governança pelo país. Prefeituras devem preencher questionário de avaliação disponível em www.prefeitoinovador.com.br. A partir do cruzamento das informações concedidas, serão selecionados os municípios com maiores notas, que recebem visita técnica de consultores. 
 
 
Capacitação para gestão estratégica
 
Antes da decisão final, com uma qualificada banca de juízes, representantes do grupo das finalistas passam por curso de capacitação para gestão estratégica. Além de uma vencedora nacional, a organização reconhece prefeituras de municípios com até 25 mil, entre 25 e 200 mil, entre 200 e 500 mil e acima de 500 mil habitantes.
 

Curitiba venceu em 2011
 
Vencedora do último ciclo, Curitiba (PR) é a prova de que o investimento e
o esforço empregado na melhoria dos processos públicos compensam. Após concorrer com 74 prefeituras de todo o país, a capital paranaense foi eleita por investir na informatização da administração pública e na melhoria dos processos públicos oferecidos aos cidadãos. Como parte do prêmio, recebeu 100 novos computadores da linha Classmate PC, equipados com processadores Intel, Windows 7 e Office 2010, para utilizar como ferramenta para projetos de inclusão digital em escolas municipais.
 
 
Cancelas abertas
 
A questão do fim dos contratos com as concessionárias ainda não está bem resolvida. O Daer reconhece dificuldade em cumprir novos prazos. A intenção do governo é manter onze praças existentes hoje sob supervisão da Empresa Gaúcha de Rodovias, a EGR. As outras 16, incluindo a de Farroupilha, terão as cancelas levantadas. Mas o Piratini está atrasado. Com a aceleração do fim dos contratos, estradas terão de ser assumidas em março, e não mais em julho. “Isso dificulta. A EGR vai ter de atuar antes e ainda é preciso organizá-la em vários aspectos”, reconhece o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Cleber Domingues.
 
 
E há outros entraves
 
Outro deles é a contratação da Dynatest-SD. A consultoria indicará fatores fundamentais, como o valor das tarifas a serem cobradas pela EGR. Porém a empresa não assinou contrato porque o governo não empenhou os R$ 7,4 milhões cobrados pelo serviço. Há dificuldade em disponibilizar a verba. Já está sendo admitida a possibilidade de também serem erguidas as cancelas nas estradas estaduais se a EGR não estiver operando até março.
 
 
Leilão em Gramado Xavier 
 
Dia 03 de agosto, sexta-feira, às 14h tem leilão na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado Xavier. Informações na home page: www.scholante.com.br ou pelo e-mail: [email protected]. Nos lotes, automóvel Fiat/Palio Fire Flex, ano/modelo 2008/2009, VW/Gol 1000, ano/modelo 1996/1996, Fiat/Doblô TH, ambulância, ano/modelo 2007/2008, micro ônibus MB/ LO 812, ano/modelo 1995/1995 e caminhão VW/16.170 BT, ano/modelo 1996/1997, entre outros bens.