Início Religião Nossos pés de rastros a estrada vão marcando!

Nossos pés de rastros a estrada vão marcando!

P. Jair Nativo Scheer Quinot

Andarilho, nossos dias vão passando, nossos pés de rastros a estrada vão marcando. São rastros firmes, confiantes, decisivos? Rastros que por outros podem ser seguidos? Ou são errantes, vacilantes, impossíveis de seguir após?Que rastros deixamos? Que rastros deixamos nós?” (Irene Schadeck).
Segundo a Bíblia, muitas pessoas dirigiram seus passos até Jesus e com o mestre caminharam. Por exemplos, em Jericó, Zaqueu ao saber que Jesus passava pela cidade, subiu numa árvore para ver melhor o mestre de quem tanto ouvira falar. Jesus, ao vê-lo, chamou-lhe: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar em sua casa.” ( Lc 19.5b). Em Jerusalém, Nicodemos foi procurar Jesus à noite e perguntou: “Como posso entrar no Reino de Deus? Como pode um homem sendo velho nascer de novo?” (Jo 3). A Bíblia fala também de um jovem muito rico que procurou Jesus para saber como poderia alcançar a vida eterna. (Mt 19.12-22). Relata também sobre a mulher com hemorragia que nem sequer teve coragem de dirigir palavras a Jesus, mas vai com passos medrosos na direção do mestre (Mc 5.25). Quando lhe alcançou, tocou suas vestes no desejo de receber a tão desejada cura.
Assim muitos outros relatos bíblicos mostram que os passos dados na direção de Jesus trazem conseqüências para vida. – Zaqueu recebeu Jesus em sua casa e em sua vida. – Nicodemos ouviu que para os arrependidos há espaço no Reino de Deus e que nascer de novo significa ser batizado e deixar com que o Espírito Santo oriente nossa vida. – Os passos do jovem rico foram dados na certeza de que, por guardar todos os mandamentos, estava no caminho certo, mas ao ser convidado a seguir Jesus, constatou que seu coração estava preso às riquezas. E segundo Cristo é impossível servir a dois senhores: a Deus e às riquezas. – Já a mulher que há muitos anos escontrava-se doente silenciava, porque lhe ensinaram que não deveria falar com homens estranhos! Mas Jesus, mesmo que nossos passos sejam incertos, nos acolhe em nosso sofrimento.
No tempo de Advento nós somos convidados a refletirmos sobre os rastros com os quais a estrada estamos marcando. Mas Jesus também vem mais uma vez ao nosso encontro com passos amorosos, cheios de perdão; passos que podem ser seguidos; que indicam o rumo e levam ao alvo. Passos que nos encorajam, mas também ensinam a darmos passos concretos em direção ao irmão; que trazem mudanças e animam à vida em comunidade.
Sejam os passos de Jesus motivação para permanecermos firmes na fé e exemplos a por nós serem seguidos. Pensemos nisso. Amém.

Programação:
02.12 – 20hs – Programa de Advento Apóstolo Paulo e Gustavo Adolfo.
03.12 – 19hs – Culto em Pinheiral e 19h30 B. Pastor; 20hs – Programa de Advento Rincão del Rey.
04.12 – 8hs – Culto J. Alves; 9h15 – G. Adolfo e 9h30 – Centro; 20hs – Centro, Concerto de Natal.
08.12 – 20hs – Programa de Advento B. Pastor e Rio Pardo.